Escolher contratar uma agência de Inbound Marketing para o seu SaaS é uma grande decisão e pode até mesmo parecer uma aposta no escuro. 

É muito comum que gestores de empresas tenham dificuldade em se acostumar com a ideia de confiar suas principais estratégias de aquisição a uma equipe externa. Mas dar esse passo muitas vezes é a “virada de chave” para desbloquear seu crescimento.

Para entender melhor como uma agência de Inbound Marketing para SaaS pode ajudar a vender seu produto, continue lendo!

O crescimento do mercado SaaS

Em 2009 a Salesforce mudou nossa relação com os softwares, implementando o modelo “Software as a Service”. E, de lá pra cá, existem milhares e milhares de produtos neste modelo, desde empresas pequenas aos decacórnios (avaliados em mais de U$10bi).

Isso é uma ótima notícia, uma vez que reflete a aceitação do mercado e mostra que é possível sim ter muito sucesso. Mas, ao mesmo tempo, significa que é muito difícil que você esteja sozinho nessa.

Quantos concorrentes diretos você tinha há 5 anos? 

Quantos concorrentes diretos você tem hoje?

Num mercado competitivo, em que novos concorrentes podem surgir a qualquer momento, a comunicação com seu público deve ser, acima de tudo, estratégica. 

E, para isso, entra em jogo o Inbound Marketing.

Inbound Marketing e o mercado SaaS

Sendo você parte de uma empresa SaaS, presumo que você também use ferramentas nesse mesmo modelo de negócio, certo?

Se esse for o caso, pense nas 3 ferramentas que você mais usa e relembre qual foi a Jornada de Compra que você percorreu até fazer a contratação em definitivo.

Deixa eu ver se adivinho alguns passos pelos quais você passou:

  • Artigos em blogs
  • Recebimentos de email marketing
  • Anúncios
  • Indicações de outros conteúdos relacionados
  • Contato com um vendedor

Cheguei perto?

Todas esses passos podem fazer parte de uma grande estratégia de Inbound Marketing, e você foi de visitante a cliente, passando também pelas etapas intermediárias do Funil de Vendas: Lead, Lead Qualificado e Oportunidade.

A verdade é que o modelo SaaS é muito compatível com o Inbound Marketing.

As estratégias de Inbound Marketing, quando trabalhadas de forma integrada, conseguirão:

  • Atrair visitantes para o seu site, fazendo com que conheçam sua empresa e solução;
  • Converter visitantes em Leads, coletando informações importantes ao oferecer conteúdo de qualidade;
  • Relacionar-se com os Leads, ajudando-os a percorrer suas jornadas de compra e consolidando sua imagem como autoridade;
  • E, por fim, relacionar-se também com os Clientes, fazendo a manutenção dessa imagem de autoridade e fortalecendo sua percepção de que fizeram a melhor escolha para resolver seus problemas.

E onde entra a agência de Inbound Marketing para SaaS?

Gestores de SaaS frequentemente se deparam com um dilema: vale a pena investir em marketing? Ou é melhor investir apenas no produto e deixar o produto falar por si só?

Esse questionamento surge, muitas vezes, ao se deparar com os altos custos de manter um departamento de Marketing interno para tomar conta de todas as ações necessárias.

O que começa com a contratação de um gestor de Marketing e uma rotina simples de relacionamento com os Leads, logo começa a precisar evoluir – afinal, para maximizar o ROI, buscamos desenvolver estratégias mais avançadas.

Com isso, os custos previstos para o departamento podem se tornar incompatíveis ao orçamento de Marketing daquele ano.

Além disso, é comum que a contratação de um time interno dependa também de um intenso treinamento, não compatível com suas metas de curto prazo.

Quando consideramos esses fatores, começamos a entender que, talvez, estruturar um time interno para cuidar de 100% da sua operação de Marketing pode não ser a alternativa mais indicada. 

Vamos entender então quais são as vantagens de contratar uma agência de Inbound Marketing especialista em SaaS? Continua comigo!

4 motivos para contratar uma agência de Inbound Marketing para SaaS

1. Conhecimento de causa

Por mais que estratégias de Marketing não sejam uma fórmula que funciona para todas as empresas (mesmo que elas sejam concorrentes), uma agência especializada em Inbound Marketing para SaaS já testou dezenas de estratégias diferentes.

Esse conhecimento prévio, mesmo que não garanta um acerto de primeira, certamente garante que o caminho certo seja encontrado mais rapidamente, já conhecendo como os resultados devem reagir às ações.

Além disso, a bagagem da agência poderá ajudar sua empresa a resolver problemas e contornar situações com muito mais velocidade – afinal, são grandes as chances de que eles já tenham vivenciado situações semelhantes em outros projetos.

2. Maior ROI

Vamos direto ao ponto aqui: é mais barato contratar uma agência do que um time de marketing interno.

Construir e reter um time de marketing interno exige um alto investimento. Além dos gastos com salários, você deve levar em conta também os investimentos envolvendo o treinamento de seu time, além do desligamento e onboarding de colaboradores.

É comum que SaaS (especialmente startups) não tenham recursos para manter um time de especialistas full-time. Então, ao contratar uma agência, além de uma maior previsibilidade dos investimentos necessários, você ganha acesso ao conhecimento e experiência de profissionais especializados, sem ter que se preocupar com treinamentos ou desligamentos.

3. Economia em ferramentas

Contratar todas as ferramentas e softwares necessários para operar uma estratégia de Marketing avançada pode se provar um investimento e tanto.

O investimento em algumas ferramentas é fundamental – como, por exemplo, uma ferramenta de automação de marketing –, mas você pode desperdiçar muito desse investimento caso seu time não saiba explorar essa ferramenta ao máximo.

Mas, além das ferramentas de uso exclusivo da sua empresa, é comum que as agências contratem algumas ferramentas por conta própria.

Se você ainda é uma empresa pequena, talvez fazer investimentos em softwares como Suite Adobe, ou Semrush não seja compatível com seu fluxo de caixa atual. Neste caso, você pode contar com uma agência que já faça esse investimento, sem ter a necessidade de que sua empresa faça uma assinatura própria.

4. Redução do CAC e de Churn

Assim como o ROI, o CAC é uma das métricas mais importantes para uma empresa de software. 

Uma estratégia de Inbound Marketing consistente irá, com o tempo, reduzir o atrito entre as etapas do funil, ajudando na redução do seu custo de aquisição de clientes e, em consequência, aumentando o seu ROI.

Em paralelo, contar com uma agência de inbound marketing para SaaS permite que o seu time interno tenha mais tempo – e, claro, ajuda do time da agência – para pensar em estratégias de retenção de clientes junto ao time de Customer Success, acentuando a curva de crescimento do seu SaaS.

Escale sua operação de Marketing

Ter uma agência de Marketing como parceira dará à sua empresa acesso a um time bem preparado, experiente e, acima de tudo, especializado.

Dentro da agência, o time de Marketing geralmente já trabalhou junto em diversos projetos, estando integrados e funcionando como engrenagens bem lubrificadas. Esse time, com profundo entendimento dos aspectos técnicos e criativos do Marketing e do universo SaaS, pode ser o propulsor que você precisava para elevar a qualidade das suas ações de Marketing e construir uma presença digital mais forte, com mais relevância e aparecendo com maior recorrência para o seu público.

Uma vez que você decide iniciar a parceria com uma agência de Inbound Marketing, não precisará se preocupar em treinar os aspectos técnicos de um time, mas apenas em explicar sua empresa e seus objetivos para esse parceiro, que estará ansioso para colocar as mãos na massa.

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