Sabemos o quanto é difícil prever alguma coisa com muita certeza em tempos de evolução tão rápida.

Aposto que, das coisas que aconteceram em 2023, muitas delas nem passavam pela cabeça de grandes especialistas em tendências.

Entretanto, não custa nada tentar prever os desafios e oportunidades que podemos ter pela frente, né?

Reunimos aqui 24 previsões de especialistas, publicadas originalmente no ChartMogul sobre o que podemos esperar para a indústria SaaS no ano de 2024 e comentamos algumas delas. Olha só:

1) AI estará em todo lugar sem que você saiba

Caya (Jose Cayasso), CEO e Founder da Slidebean

“Estou convencido que soluções SaaS vão cada vez mais se apoiar no GPT, que será considerado tão onipresente quanto AWS. Usar LLMs para aprimorar as soluções não será mais visto como inovação, mas como o padrão.”

Sarah Kiefer, CMO da Pitch

“A IA continuará a ser grande e a IA generativa se tornará cada vez mais sofisticada, mas as empresas de software irão se concentrar mais na integração da IA preditiva e de otimização para ser ‘co-piloto’ e para automação de tarefas nos seus produtos existentes. Os clientes esperam que a IA não apenas acelere os fluxos de trabalho e reduza as tarefas manuais, mas que comprovadamente descubra novas oportunidades e acelere o crescimento da receita.”

Martin Raißle, VP Finanças na ChartMogul

“No final do ano, veremos os primeiros produtos SaaS construídos do zero com base em IA – sem chamar a atenção para isso. Assim como foi com o Machine Learning antes de ficar em segundo plano, a IA será tão onipresente que não será mais um diferencial. As startups inteligentes concentrarão suas mensagens nos problemas que resolvem, e não em como o fazem.”

Enzo Avgio, CEO e Founder da June

“2024 será o momento de destaque para SaaS automatizados. A primeira geração de SaaS focava na digitalização de indústrias. A segunda geração foi mais profunda, mais verticalizada também. A próxima geração fará mais pelos usuários com menos complicações. Eu chamo isso de SaaS automatizado, um SaaS que comoditiza o que já foi feito e faz 10 vezes mais. De uma maneira melhor também.”

Polis Pilavas, VP Engenharia da ChartMogul

“A IA vai dominar e inovar. Chatbots e assistentes virtuais que usam processamento de linguagem natural e machine learning se tornarão padrão para coisas como suporte ao cliente. Eles serão capazes de lidar com questões complexas, solucionar dúvidas e prever problemas antes que surjam. GPTs privadas (bases de conhecimento baseadas em IA da intranet) também se tornarão uma realidade.”

2) Devagar e sempre, o crescimento volta

Brad van Leewen, COO aned Co-founder da Cledara

“Os pequenos compradores estão ultrapassando os compradores B2B em gastos com software pela primeira vez desde 2022. Nossos dados mostram que essa mudança tende a sinalizar a melhoria das condições de mercado para as empresas de SaaS. Se a tendência continuar em 2024 como esperado, pode significar uma aceleração do crescimento.”

Nick Franklin, CEO e Founder da ChartMogul

“A demanda para SaaS será similar a de 2023, com uma retomada lenta e cautelosa. Compradores buscarão formas de consolidar, simplificar e reduzir custos enquanto buscam eficiência em vez de crescimento.”

Daniel Bakh, CEO e Co-founder da Fullview

“Depois de enfrentar turbulências em 2023 com quedas de mercado, acredito que 2024 será um “soft landing”. Compradores continuarão a investir em novos software para aumentar a produtividade e principalmente facilitar a fidelização de clientes.”

3) Experimentos com a precificação serão populares

Ingrid Bonde Åkerlind, Principal na Oxx

“Com as pressões por consolidação de ferramentas, e a dificuldade para impulsionar crescimento apenas através da aquisição de novos clientes, as empresas continuarão a olhar para os preços e planos para aumentar a receita existente. Veremos os chats em IA generativa em linguagem natural se tornarem uma aposta para isso. É mais provável que o poder de precificação venha de fontes tradicionais de defesa de SaaS: dados, sistemas de registro e automação de fluxo de trabalho.”

Sabrina Castiglione, COO da Pento

“Em 2024 teremos mais mudanças nos modelos de precificação. Empresas precisarão evoluir a forma com a qual precificam seus produtos em resposta à inflação, taxas de juros e feedback de clientes. Entretanto, SaaS nos meios de segurança, fraude e finanças terão um bom ano, enfrentando desafios que se formam com o avanço da IA e foco na eficiência de gastos.”

Lucas Bédout, CEO e Founder da Hyperline

“O mercado verá um aumento na diversidade de modelos de precificação. Uma vez que empresas não têm tanto dinheiro quanto antes, estarão mais conscientes de custos e tentando cortar despesas, levando a estratégias de precificação mais customizáveis e granulares.”


Sara Archer, VP Vendas da ChartMogul

“Precificação sempre foi competitiva em SaaS, mas em 2024 veremos experimentos com novos modelos de precificação para encontrar um que se encaixe melhor com seus clientes. Também veremos maiores investimentos em desenvolvimento de talentos de vendas, para que representantes comerciais entreguem excelência por toda jornada do cliente.”

4) Marketing se adaptará à IA e focar mais em crescimento

Elin Lütz, CEO e Founder da Ripe

“Em 2024 empresas SaaS voltarão à fase de crescimento, mas dessa vez investindo em formatos mais sustentáveis de Go-To-Marketing, como vendas focadas em promessas de valor e expansão, aliadas a um produto forte e conteúdo de excelência.”

Anthony Kennada, CEO e Co-founder da Audience Plus

“Em 2024, profissionais de Marketing de SaaS produzirão conteúdo para humanos, em vez de algoritmos, com foco em relacionamento em vez de impressões e, com isso, irão desbloquear um crescimento sustentável e eficiente de receita como nunca antes.”

Esben Friis-Jensen, Chief Growth Officer e Co-Founder da Userflow

“Empresas SaaS se tornarão mais simples para ter mais fit em um mundo voltado para compras inbound e self-service. A norma será o foco no lucro, e mais empresas tentarão criar times menores, mas mais efetivos, apostando em estratégias como PLG.”

Jonah Mandel,VP Sales e Customer Success da Capchase

“Os conselhos farão as empresas focarem mais e mais em crescimento, em oposição ao mindset de eficiência de 2023. Empresas que não investem em comunidade, eventos, programas de indicação e parcerias estratégicas terão dificuldades em construir resultados de topo de funil.”

Francis Brero, CPO e Co-founder da Madkudu

“Marketing de conteúdo de alta qualidade volta a ser rei. A pesquisa generativa do Google, filtros de spam e a popularização da IA farão com que o marketing se destaque tendo algo interessante e inovador para educar prospects.”

5) Plataformas SaaS expandem para integrar mais funções

Jessica Zwaan, COO da Whereby

“Com mais empresas SaaS focados em atrair investimentos, veremos um novo esforço de expansão de mercado, redução dos custos de infraestrutura e criação de ferramentas mais verticais, buscando ampliar market share. Aqueles que precisam de muito crescimento começaram a procurar novos caminhos para conseguir. Eu esperaria ver mais CRMs, HRIS e outras expansões de features dos principais players do mercado.”

Rachel Whitehead, VP Marketing da ChartMogul

“Com compradores tendo que fazer mais com menos, veremos mais e mais ecossistemas, e ferramentas solitárias terão dificuldade em fechar negócios sem parceiros. Suites SaaS continuarão a integrar diferentes funções em uma única plataforma para trazer mais simplicidade para compradores.”