10 estratégias de growth hacking para aumentar seus visitantes

Índice

O mercado SaaS é cheio de histórias sobre produtos virais e estratégias que desbloquearam crescimentos massivos que transformaram pequenas startups em unicórnios.

E frequentemente esses resultados são atribuídos a estratégias de Growth Hacking – profissionais criativos e dispostos a testar toda e qualquer estratégia em prol de desbloquear a expansão do negócio.

Seguindo esse pensamento, podemos dizer que existe um número infinito de possibilidades, mas queremos te ajudar a pensar em seus próximos passos com nossa lista.

Reunimos aqui uma lista com algumas ideias de Growth Marketing que já tiveram sucesso em aumentar a atração de visitantes para outros SaaS.

E fique de olho que em breve publicaremos também ideias de Growth Marketing para outras etapas: conversão de Leads, vendas e encantamento.

1) Busque comunicados de imprensa, mas escolha bem

Buscar cobertura de imprensa pode parecer um tanto quanto old school para um mercado tão inovador. Mas conseguir publicações nos meios certos pode impactar enormemente seu crescimento.

Um comunicado de sucesso deve ser curto e agradável, concentrando-se na história da sua marca, e você pode contatar pessoalmente um pequeno número de veículos ou jornalistas que sejam altamente relevantes no mercado em que você está inserido.

2) Ofereça desconto para quem compartilha sua página

Se você já tentou conseguir depoimentos ou compartilhamentos de seus clientes, já deve ter descoberto que a prova social é difícil de conseguir, mesmo com clientes que amam seu produto.

O segredo para desbloquear a prova social é oferecer incentivos.

Uma boa estratégia de crescimento de redes sociais e de visitantes é oferecer um pequeno desconto para usuários que compartilham a sua oferta.

3) Libere contas gratuitas para influenciadores

Formadores de opinião – seja em blogs próprios ou em suas redes sociais – podem desempenhar um papel fundamental.

Eles podem ser tão influentes quanto veículos de imprensa e, escolhendo a dedo essas pessoas, você pode desbloquear pequenos mercados ainda não explorados.

Aborde essas pessoas e ofereça uma conta gratuita em troca de uma review do produto – assim você consegue um shoutout para os seguidores, e de quebra tem um depoimento de alguém influente para exibir em suas Landing Pages.

4) Crie um time de embaixadores

Para aumentar sua audiência rapidamente, é importante se relacionar com pessoas que já têm uma audiência estabelecida.

Crie uma lista de quem é uma referência e influência no mercado, e comece a interagir com seu conteúdo. Dessa forma você se aproximará de forma natural, e estará estabelecendo um rapport.

Mas lembre-se: você precisa de influenciadores cuja audiência tenha um perfil alinhado com o de sua Buyer Persona.

5) Conquiste uma menção em diretórios de startups

A sua familiaridade com o termo “diretório” pode dizer muito sobre sua idade. No passado os diretórios apareceram como formas de atribuir links para as empresas e, por mais que no mundo do SEO tenham caído em desuso, ainda podem ser muito importantes para escalar seus visitantes.

Diretórios como o B2B Stack podem ser uma fonte de tráfego qualificado e podem colocar sua empresa na mira não só de potenciais clientes, como também potenciais investidores.

6) Abuse de “easter eggs”

Easter eggs são aqueles elementos escondidos em jogos, sites e produtos, que só quem está imerso no ecossistema da marca pode conhecer.

Muitas empresas apostam em esconder esses segredos pelos seus produtos e, com isso, encorajam que seu público fale sobre a marca.

E, além do buzz, os easter eggs também ajudam a construir um senso de comunidade.

Leia mais: Easter Egg Marketing: How Snapchat, Apple, and Google Hook You (em inglês)

7) Crie sua própria rede social

Calma! Sei que seu primeiro pensamento foi algo na linha de “mas como?”, e eu te garanto que essa pode ser uma estratégia bastante simples.

Lembre-se: rede social nada mais é do que um espaço que reúne um grupo de pessoas e que permite a interação entre elas.

Isso pode ser feito até mesmo em uma comunidade do WhatsApp ou grupo no Telegram.

Esse é o momento de facilitar a criação de uma comunidade em torno de seu produto. Dessa forma você poderá engajar com seus usuários, melhorar seu SEO com UGC e coletar feedbacks dos usuários!

8) Crie sua versão do Yahoo! Respostas e Quora

Talvez você se lembre do Yahoo! Respostas, um lugar em que qualquer pessoa poderia fazer uma pergunta, e qualquer pessoa poderia responder. E, se você tem intimidade com o inglês, já deve ter esbarrado no Quora fazendo alguma pesquisa.

Apesar do Quora ter uma versão em português, ele ainda não é tão popular por aqui.

Mas quem sabe você não pode criar um site Q&A (perguntas e respostas) referência para seu mercado?

Existem plataformas que podem te ajudar a fazer isso sem precisar entrar no desenvolvimento de uma plataforma completa – como Answerbase e Qhub.

Para construir essa plataforma Q&A com sucesso, você precisará:

  • Garantir que seu site é encontrável nos buscadores;
  • Usar sites existentes para promover o seu;
  • Incentivar contribuições de usuários com recompensas ou algum tipo de gamificação;
  • Usar seu próprio time para enviar novas perguntas e respostas

9) Crie uma seção de FAQ

Se todo dia você responde perguntas sobre sua startup e sobre seu produto, você precisa testar criar uma seção de perguntas frequentes (FAQ – frequently asked questions) no seu site.

Peça que todo seu time documente as perguntas que recebem de clientes e prospects todos os dias, e busque criar um “placar” da frequência que cada dúvida aparece. Aquelas mais frequentes merecem ser publicadas em seu site.

Você pode até mesmo usar páginas diferentes para responder cada uma das perguntas em detalhes, e transformar essas respostas em conteúdo encontrável pelos buscadores.

Essa estratégia deve reduzir o tempo investido pelo seu time em responder dúvidas, além de promover confiança e aumentar as conversões.

10) Reaproveite seu conteúdo!

Já que falamos acima sobre a criação de páginas para responder às dúvidas mais frequentes, quero pular para essa dica que muitos profissionais esquecem:

Não é porque seu conteúdo foi criado para um canal que ele não pode ser usado em outros!

Se você investiu um tempão para produzir um eBook super completo, porque não buscar otimizar esse ROI e aproveitar esse material para desdobrar também:

  • Blogposts
  • Pauta para vídeos e podcasts
  • Posts para redes sociais
  • Uma sequência de emails

Lembre-se de adaptar o conteúdo para o novo propósito para garantir o melhor resultado possível!

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