Com novas soluções surgindo a cada dia, fica cada vez mais difícil descobrir um mercado completamente inexplorado, o tão famoso “oceano azul”.

E se o seu oceano azul não tiver dimensões sem um grande peixe abocanhando uma boa parte do mercado – ou pior: com um orçamento centenas de vezes maior que o seu?

Ninguém em sã consciência se colocaria num mercado desses, você pode estar pensando. Mas a existência de um gigante desses não significa que não há espaço para você.

Escolhendo as estratégias certas, é possível encontrar o sucesso e conquistar mercado mesmo com um grande concorrente.

É sobre isso que vamos falar neste artigo, então continue lendo para saber o que fazer e o que evitar se você estiver num cenário desses.

Tamanho não é documento (ou “Não se deixe assustar pela concorrência”)

Antes de falar sobre as práticas mais indicadas para conquistar mercados que já contam com grandes players, precisamos desse reality check:

Nenhuma empresa é indestrutível, ou à prova de falhas.

Da mesma forma como não existem duas pessoas com exatamente as mesmas características, pensamentos e visões; não existem empresas exatamente iguais.

Entenda que você jamais estará competindo cara a cara com nenhuma empresa. Você sempre encontrará concorrentes com diferentes características e potencialidades e, mesmo que as visões e objetivos de negócios sejam idênticas, ainda assim as pessoas que comandam e direcionam essas empresas serão diferentes e abordaram situações de formas diferentes.

É importante estabelecer isso para quebrar essa visão de que a competição é tão determinante assim.
E, dito isso, vamos às dicas:

Como conquistar mercado e vencer gigantes

Trago aqui algumas considerações importantes que podem permitir que sua empresa triunfe mesmo que você esteja em um mercado altamente competitivo.

Como a maior parte dos conteúdos aqui do SaaStisfeito, essas dicas podem não ser tão simples, afinal muitas delas falam sobre a forma com a qual você encara e direciona seu negócio.

De todo modo, espero que elas possam inspirar e te mostrar que existem caminhos para conquistar o sucesso!

Torne-se especialista em um segmento

Se você não consegue dominar todo o mercado e competir de frente com o principal concorrente do seu setor, considere tornar-se o top of mind de uma categoria.

Frequentemente as grandes empresas, para conquistar um maior market share, apostarão em uma abordagem genérica, que atende “bem o suficiente” o maior número possível de categorias daquele mercado.

Mas se você se tornar um grande especialista em um desses nichos, pode encontrar solo fértil para plantar e colher resultados.

Para isso você precisará escolher onde irá apostar suas fichas, e investir em criar features que atendam às dores específicas. Mostre ao seu público que você pode resolver melhor os problemas do que aquele concorrente grandão.

Busque os mercados que estão fora do alvo do gigante

Pode parecer similar à dica anterior, mas enquanto antes eu indiquei que você se especialize em um segmento (verticalização), aqui o papo é ainda mais estratégico.

Quando as grandes empresas planejam expansões, elas o fazem considerando o tamanho de mercado disponível.

Então digamos que o gigante do seu setor está mirando em conquistar mercados grandes, que possam trazer retornos na casa das centenas de milhares, ou mesmo milhões de reais.

Com isso ele está deixando de investir em conquistar diversos pequenos mercados – que podem continuar pequenos ou crescer! E de quem eles lembrarão quando estiverem crescendo? Isso mesmo, da empresa que os ajudou a chegar lá!

Crie planos mais baratos que a concorrência

Parece uma sugestão óbvia. E talvez até seja, mas não quer dizer que seja menos importante.

Conforme seu crescimento, é comum que as soluções do líder de mercado fiquem cada vez mais caras. E, dependendo da estratégia de precificação que adotarem, potenciais clientes ficarão de fora simplesmente por não conseguirem pagar pela solução.

Ser o produto mais barato não é garantia de sucesso, mas pode te ajudar a conquistar mercados que estão carente de uma solução.

Seja a opção mais cara

Agora você pode pensar que eu enlouqueci, mas é isso mesmo.

Se ser a opção mais barata não é viável, talvez ser mais caro, adotar uma abordagem mais Enterprise seja o caminho.

Muitas vezes o líder de mercado não tem a capacidade de entregar a experiência incrível que justifica um ticket de R$ 10.000. Será que você não consegue?

Optar por esse caminho pode significar uma mudança radical na empresa, que precisa estar com esse viés de alta qualidade em seu DNA, mas pode ser extremamente bem sucedida se você conseguir.

Faça da flexibilidade uma core feature

Talvez você não consiga competir com a velocidade de desenvolvimento de novas funcionalidades do líder de mercado para atender plenamente a todas as necessidades de seu público, mas então porque não pensar na flexibilidade como diferencial?

Se seus competidores não são API-focused, talvez seu grande diferencial seja ter a melhor e mais flexível API.

Torne mais fácil (e barato) que seus serviços sejam integrados com outras ferramentas.

Pode não ser um mercado enorme, mas ainda tem um grande potencial de tracionar sua aquisição de clientes.

Ainda há mercado a ser conquistado

Pode não parecer, mas enquanto você estiver competindo, você não está em um mercado monopolizado, e ainda existe esperança de encontrar seu espaço.

Concentre-se em fazer da sua forma, fortaleça e comunique a cultura da sua empresa e aprenda a mostrar o que seu produto tem de único.

Grandes empresas frequentemente não dão atenção devida ao seu público. Então conheça profundamente suas personas e as dores que seu produto resolve. Faça com que sua proposta de valor reluza aos olhos do seu público.

Não tente competir de frente. Busque se diferenciar de seus competidores de todas as formas que você puder.