As rodadas de investimento têm um papel crucial no crescimento e desenvolvimento de qualquer Startup. 

Cada uma dessas rodadas de investimento em startups é um novo processo de captação de investimento para impulsionar a expansão de uma empresa, possibilitando que mais recursos sejam investidos em desenvolver e divulgar o produto.

Participar dessas rodadas de investimento é uma nova possibilidade de se conectar com potenciais investidores e mostrar todo o potencial de seu produto.

Neste artigo iremos falar um pouco sobre os vários tipos de rodadas de investimento, desde os estágios iniciais, até um estágio mais avançado, e trazendo algumas dicas importantes de como ser bem sucedido na sua captação de recursos.

O que são rodadas de investimento?

Como vimos, as rodadas de investimento são uma forma de captação de capital, executadas por startups para garantir recursos financeiros para seu crescimento e desenvolvimento de suas soluções. 

Essas rodadas são estruturadas com base no nível de maturidade da empresa e no nível de risco que ela apresenta. 

É importante saber, entretanto, que as rodadas de investimento não se tratam de empréstimos. Ou seja, o capital aportado pelos investidores não é devolvido, mas se trata de uma compra de participação acionária. Os investimentos nessas startups são feitos com a finalidade de terem participação acionária – e uma parte dos ganhos futuros.

Participar de uma rodada de investimento exige uma preparação cuidadosa, que inclui a criação, revisão e aperfeiçoamento de uma apresentação de argumentos de venda – seu pitche outros materiais de investimento, que fornecerão uma visão clara de “quem” é sua empresa e ao que ela se propõe.

Compreendendo as rodadas de investimento

As rodadas de investimento, também conhecidas como “rodadas de financiamento”, são classificadas em diferentes séries, com base no estágio de maturidade da Startup. 

Vamos compreender quais são os tipos de rodadas de investimentos e suas características:

1. Investimento Pre-Seed (pré-semente)

A rodada de investimento Pre-Seed pode também ser conhecida como “rodada de investimento-anjo”, e costuma ser a rodada inicial de investimentos de uma Starup.

Ela é indicada para o momento em que se busca recursos para validar um modelo de negócio, e os investidores apostam na ideia dos founders, mais do que em dados ou indicadores.

O investidor anjo que mencionamos é uma pessoa física que investe com capital próprio e que, além de oferecer recursos financeiros, também serve como mentor à empresa.

Os valores de investimento normalmente chegam a até R$ 1 milhão nesta etapa.

2. Investimento Seed (semente)

O investimento Semente (ou Seed) costuma ser o mais indicado para projetos já validados, que já tenham um Produto Mínimo Viável (MVP) rodando.

Aqui os recursos captados costumam ser utilizados para evoluir o produto com pesquisas ou mesmo crescimento da equipe. 

O maior desafio das empresas que buscam esse investimento costuma ser uma melhor adequação ao mercado-alvo (Product-Market Fit)

Nesse momento, os investimentos costumam ficar entre R$ 1 milhão e R$ 5 milhões e você deve estar preparado para mostrar aos potenciais investidores as projeções do negócio e as oportunidades de mercado.

3. Investimento Series A (Série A)

A rodada de investimentos Série A é recomendada para startups que já encontraram seu Product-Market Fit e precisam agora tracionar sua aquisição de clientes.

Esse investimento pode tanto ser direcionado para estratégias de marketing, desenvolvimento de produto ou outros objetivos que façam mais sentido para conquistar uma maior fatia do mercado.

Os investidores da Série A normalmente exigem dados concretos sobre o que já foi conquistado, e também passam a analisar como os investimentos anteriores foram utilizados pela empresa.

Para conquistar um investimento Series A – geralmente entre entre R$ 5 milhões e R$ 40 milhões – é fundamental mostrar quais métricas estão sendo evoluídas e o potencial de lucratividade à longo prazo.

4. Investimento Series B (Série B)

Seguindo essa lógica de maturidade, a Série B é indicada para aquelas empresas que buscam acelerar seu ritmo de crescimento, e é uma rodada que marca o início da fase de escala mais acentuada.

As Startups que chegam à essa rodada já desenvolveram uma boa base de clientes e conseguiram provar que estão preparadas para esse crescimento mais rápido.

Se formos relacionar à curva de adoção de produtos, poderíamos dizer que seria indicado para aqueles produtos que já venceram o abismo e estão na curva de aquisição da maioria inicial.

Nesse momento, os processos internos já devem estar consolidados para suportar a escalabilidade do negócio. E, como os aportes são maiores (geralmente acima de R$ 30 milhões), a cobrança por parte dos investidores também.

5. Investimento Series C e além (Série C, D, E, F…)

Mesmo empresas que já estão em estágio de crescimento acelerado podem precisar de novas rodadas de investimento. 

Geralmente na série C e nos estágios a partir deste (D, E, F, e assim por diante), as startups buscam uma maior consolidação no mercado, mas também costumam envolver estratégias de internacionalização ou processos de fusões e aquisições.

Nessa etapa, os investimentos podem ser bilionários – mas só para aquelas empresas que podem garantir retornos exponenciais. 

As rodadas de investimento tendem a seguir até que a empresa realize um IPO (Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial).

Preparando-se para uma rodada de investimentos

Entrar numa rodada de investimentos é uma “brincadeira séria”, e a preparação para ela, portanto, é igualmente importante.

O caminho para conquistar esses investimentos não é uma roda definida, e cada startup precisa entender o que funciona para si, mas algumas boas práticas são recomendadas para aumentar suas chances de sucesso.

Por isso, aqui vão algumas dicas para atrair investidores:

1. Faça networking!

Construir uma rede de contatos forte é crucial para atrair investimentos.

Participe de eventos do setor, busque conselhos de empreendedores de sucesso e estabeleça relacionamentos com potenciais investidores. 

O networking desempenha um papel significativo na procura de investidores e mentores que possam fornecer orientação e apoio durante o crescimento da sua empresa.

2. Reúna dados e métricas

Para atrair investidores, as startups devem apresentar resultados e projeções concretas que demonstrem a viabilidade e o potencial do seu negócio. 

Colete e analise dados para mostrar o potencial de crescimento da startup, a demanda do mercado e a adoção dos clientes. Definir e atingir marcos aumentará a credibilidade e visibilidade da startup no mercado.

// Saiba quais métricas você deveria estar monitorando

3. Procure assistência profissional

Passar por uma rodada de investimento pode ser incrivelmente completo – e é ainda mais desgastante passar por isso sozinho.

Por isso, considere buscar ajuda em incubadoras, aceleradoras ou empresas de consultoria de startups para se conectar com potenciais investidores e receber orientações durante todo o processo.

Essa também é uma ótima forma de expandir sua rede de contatos!

4. Escolha seus investidores com sabedoria

Pode parecer difícil dizer não, mas lembre-se: você precisa escolher seus investidores, e não apenas ser escolhido por eles.

Selecionar os investidores certos é crucial para o sucesso a longo prazo. Procure investidores que tenham conhecimento e experiência no setor ou mercado-alvo da sua startup. 

Investidores qualificados podem oferecer mais do que apenas capital: eles podem fornecer orientações e conexões valiosas em seu setor. 

Um bom relacionamento entre investidor e fundadores é essencial para uma startup de sucesso!

Rodadas de Investimento no ecossistema de Startups

As rodadas de investimento desempenham um papel significativo no crescimento das startups em todo o mundo. 

No Brasil, o ecossistema de startups tem testemunhado um aumento substancial de investimentos nos últimos anos. Segundo uma pesquisa da Distrito, os investimentos em startups brasileiras chegaram a R$ 48 bilhões em 2021 – valor 2,5x maior do que no ano anterior.

Esse mesmo estudo aponta que apenas cerca de 26% das empresas que captam recursos nos estágios Pre-Seed e Seed conseguem atingir o estágio de Series A.

Gráfico Pesquisa Distrito Pré Seed e Seed de Rodadas de Investimento

Fonte: Distrito

As rodadas de investimento são um aspecto crucial do ecossistema de startups, fornecendo o capital necessário para impulsionar a inovação, o crescimento e a expansão do mercado. 

E, para aumentar suas chances de conquistar um investimento, é fundamental preparar-se bem, construir uma rede forte, apresentar dados convincentes e escolher os investidores certos. 

O ecossistema de startups brasileiro vive um crescimento significativo, com investimentos crescentes. Com as estratégias e a execução corretas, você também pode conquistar um investimento e se posicionar para o sucesso a longo prazo!