Quantas vezes durante a sua jornada no marketing digital você já ouviu que é necessário estar onde o seu cliente está? Quando se trata de empresas B2B, estar presente no LinkedIn é fundamental.

Muito mais do que utilizá-la apenas como uma rede profissional voltada para o recrutamento de colaboradores, é cada vez mais necessário enxergá-la também como uma potencial ferramenta de posicionamento e fortalecimento de marca.

Quer usar o LinkedIn para posicionar a sua empresa como autoridade e conquistar resultados significativos em vendas? Neste post vou apresentar algumas dicas realmente práticas para te ajudar. Vamos lá?

Por que usar o LinkedIn em empresas B2B?

Que o LinkedIn é uma excelente ferramenta para realizar networking, você certamente sabe. Mas qual o real potencial da plataforma para empresas?

A rede social com mais 50 milhões de usuários no Brasil revela dados surpreendentes quando se trata do mercado B2B. Segundo um estudo realizado pelo LinkedIn com mais de 500 profissionais de vendas e compradores do Brasil e do mundo todo, 68% dos vendedores consideram as redes sociais as melhores ferramentas em taxas de conversão.

Além disso, os compradores B2B estão 2,7 vezes mais dispostos para interações digitais do que para conversas tradicionais de vendas.

Mas sabemos que esses resultados não terão significado nenhum caso você não tenha uma estratégia sólida na plataforma. Vamos falar sobre isso?

Em quais os tipos de conteúdo investir no LinkedIn? Confira exemplos práticos!

Uma coisa que muita gente não sabe é que o LinkedIn possui diversos formatos de publicação e eles podem ser explorados de formas diferentes por sua empresa. Aqui, vou listar alguns principais formatos e trazer exemplos de como eles podem ser trabalhados:

Publicação no feed

A publicação no feed é o formato mais tradicional da plataforma e o mais utilizado pela maioria dos seus usuários.

Não é para menos, já que possibilita uma série de combinações de texto, imagem, vídeo e carrossel. Além disso, é formato que possui o maior potencial de alcance no LinkedIn.

Sua única desvantagem é o limite de 3.000 caracteres. Mas convenhamos, dificilmente esse número é atingido em publicações do dia a dia. E se você precisa publicar um conteúdo maior, poderá fazer isso em formato de artigo – mais sobre ele a seguir.

Mas o que publicar no feed? Basicamente tudo! Veja alguns exemplos:

  • Divulgação de eventos
  • Social posts
  • Compartilhar conteúdos em parceria
  • Divulgação de vagas

Deixo aqui um exemplo de uma publicação da Conexorama, que compartilhou um post do lançamento da 1ª edição do SaaS Sumit:

Linkedin para B2B - Exemplo de postagem simples
Linkedin para B2B – Exemplo de publicação no feed

Artigo ou newsletter

Os artigos sempre foram adorados pelos usuários, entretanto, eles costumavam apresentar baixo volume em alcance. Mas o LinkedIn evoluiu esse formato, incorporando a newsletter.

A grande novidade que chegou com a newsletter é que você pode convidar seus seguidores a se inscrever na sua newsletter e seus inscritos recebem uma notificação por e-mail, além da notificação dentro do LinkedIn, toda vez que há uma nova publicação.

É o formato ideal para trabalhar uma ideia e se aprofundar em um tema. E o melhor: esse é o formato mais valorizado pelo LinkedIn atualmente.

Mas qual tipo de conteúdo publicar em uma newsletter?

  • Temas relevantes para a sua Persona
  • Informações sobre produtos e serviços
  • Apresentação de dicas práticas para a sua audiência
  • Divulgação de depoimentos de clientes e histórias de sucesso
  • Dica bônus: trabalhar com palavras-chave de cauda-longa – não é de hoje que tenho visto esse tipo de conteúdo bem ranqueado nas páginas de busca

Deixo aqui um exemplo da Caju, que criou a newsletter Direito do Cajueiro e já conta com mais de 38 mil inscritos. Imagina essa quantidade de pessoas recebendo notificação todas as vezes que você publica um conteúdo relevante?

Linkedin para B2B - Exemplo de newsletter
Linkedin para B2B – Exemplo de newsletter

Enquete

Enquete é a queridinha do público, mas muitas vezes esquecida na estratégia de conteúdo. Ela pode gerar um grande impacto no alcance da sua página.

As enquetes são simples e certamente você já respondeu algumas enquanto navegava pelo feed do LinkedIn. Isso porque elas possibilitam uma assimilação rápida e estimulam a interação, o que faz aumentar o alcance da sua publicação.

A enquete é uma excelente ferramenta para interagir e conhecer mais os seus seguidores.

Mas o que perguntar em uma enquete? Pode parecer bobo, mas é possível ser muito estratégico utilizando esse formato:

  • Perguntas sobre qual o tipo de conteúdo seus seguidores têm interesse
  • Sobre mercado de atuação
  • Outras perguntas relevantes para o seu negócio

Deixo aqui um exemplo da Ambev, que criou uma enquete para avaliar em qual estado a empresa deveria abrir um processo seletivo e ainda abriu os comentários para os usuários comentarem o estado que não estava disponível entre as alternativas. Já sabe o que aconteceu: chuva de engajamento.

Linkedin para B2B - Exemplo de enquete
Linkedin para B2B – Exemplo de enquete

Além desses formatos, também é possível trabalhar com conteúdo patrocinado no LinkedIn Ads.

Como saber qual é o melhor formato para a minha empresa? Eu sei que você está se perguntando isso. Infelizmente não tem resposta cera. Você só vai saber testando e avaliando os resultados.

Como a autoridade do CEO, Founder ou Diretor pode trazer visibilidade para a sua empresa?

Já pensou em uma estratégia que vai além da Company Page? É comum ver CEOs, founders e diretores com perfis extremamente ativos no LinkedIn, fazendo eles mesmos, uma eficaz estratégia de fortalecimento da marca, mesmo fora do perfil da empresa.

A grande vantagem é que a comunicação deixa de ser institucional e passa a ser pessoal, ou seja, humanizada e capaz de gerar conexão emocional com o público.

Além de criar conteúdos, esses profissionais podem se tornar vozes ativas em debates, opiniões e se tornar verdadeiros porta-vozes da sua empresa, independentemente de sua área de atuação.

Um bom exemplo é o Diego Ivo, da Conversion, que cria conteúdos de extrema relevância para seu público-alvo, é influente no mercado e tem sempre sem nome associado à sua empresa:

Linkedin para B2B - Exemplo de publicação CEO
Linkedin para B2B – Exemplo de publicação CEO

Quando analisamos uma publicação com o mesmo tipo de formato (conteúdo informativo + imagem) no perfil da Conversion, podemos observar uma taxa de engajamento consideravelmente menor:

Linkedin para B2B - Comparativo
Linkedin para B2B – Comparativo

Muitas vezes, ser o porta-voz da sua empresa pode ser o caminho para divulgar seus produtos ou serviços e posicionar a sua marca no LinkedIn, alcançando clientes em potencial.

Confie em uma agência especializada em SaaS

Neste artigo, vimos que trabalhar as estratégias de marketing da sua empresa no LinkedIn pode ser a chave para fortalecer o posicionamento da marca e, dessa forma, ter um maior alcance entre potenciais clientes.

Portanto, é fundamental criar um planejamento consistente, ser frequente e se aprofundar em hacks que tornarão sua estratégia mais eficaz, aumentando o retorno sobre o investimento de tempo e dinheiro feito nesses conteúdos.

Mas se você quiser uma mãozinha e contar com uma agência especializada em SaaS, que tal conversar com a nossa equipe? Temos 10 anos de experiência em estratégias de Inbound Marketing para SaaS e sabemos o que a sua empresa precisa a nível de conteúdo. Agende agora uma reunião!

Artigo escrito em parceria com Juliany Atilio