Um dos tantos desafios em comuns a tantas empresas SaaS está no desenvolvimento do produto que será comercializado. Ele é o alicerce da empresa e, para além de uma boa ideia, depende de um time de altamente qualificado para se tornar realidade.

Com o grande boom do mercado de tecnologia, construir um time de produto não é nada fácil, e entender qual o tamanho do time de produto que melhor se adequa às suas necessidades pode ser um grande desafio.

Mas não se preocupe! Estamos prontos para te ajudar nessa! Neste artigo vamos te mostrar como as maiores empresas estruturam seus times de produto, e falar um pouco sobre o ideal tamanho do time de produto.

O que é um time de produto?

Com as diferentes formas de organização que as empresas adotam, entender o que é um time de produto e quais suas principais atribuições tende a ser uma daquelas coisas que parecem simples, até que você tenha que explicar.

Então, em primeiro lugar, precisamos entender o que realmente é um time de produto e o que espera-se dele. 

Em empresas de tecnologia, baseadas na venda de Softwares ou plataformas, o time de produto é uma estrutura organizacional cuja prioridade é criar e projetar o produto final.

Unindo isso às necessidades do mercado tecnológico, podemos dizer que esse é um time ágil e adaptável, que busca criar um produto final que realmente atenda às necessidades dos usuários.

Para isso, é fundamental que esse time seja diverso, tendo profissionais que atuam desde o projeto, pesquisa, planejamento e desenvolvimento.

Os cargos dentro de um time de produto

Com diferentes funções, é seguro interpretar que, frequentemente, seu time de produto terá pessoas ocupando variados cargos, cada qual com sua atribuição.

Vamos ver, então, alguns dos cargos mais recorrentes em times de produto:

1) Gerente de Produto

Uma equipe de produto eficaz começa no topo – com gerenciamento de produto focado no resultado e nos objetivos de negócios. 

O gerente de produto, portanto, deve cumprir este papel, sendo capaz de conceitualizar um produto, fazer seu lançamento e orientar também as estratégias de Product Marketing

Os gerentes de produto são os responsáveis ​​por identificar as necessidades do cliente, relacioná-las com os objetivos do negócio e organizar o restante do time para alcançá-las.

Para isso, é comum que gerentes de produto também tenham reuniões com clientes, desenvolvam relatórios de progresso e apresentem roteiros de produtos para a diretoria.

2) Desenvolvedores

Raramente um time de produto terá apenas um desenvolvedor. O seu time de desenvolvedores são os engenheiros, responsáveis por programar o software e também por todo o planejamento técnico.

Os desenvolvedores que trabalham em sua equipe de desenvolvimento de produto devem ser full-stack, ter amplo conhecimento de bibliotecas e frameworks. Habilidades de desenvolvimento de API também são desejáveis.

Escolher e manter desenvolvedores para compor seu time de produto pode ser o seu maior desafio, tamanha a procura por bons desenvolvedores.

Contratar desenvolvedores experientes pode ser bastante custoso para sua empresa, então considere a possibilidade de investir no treinamento de desenvolvedores juniors.

3) Product designer

Os profissionais denominados product designers são responsáveis pela comunicação visual do seu produto, envolvendo branding, interface e prototipagem.

Para desempenhar esse papel, é fundamental que os designers tenham uma compreensão profunda de como o produto é utilizado, além de conhecer os princípios de UX que precisam ser implementados. 

Eles trabalham com desenvolvedores e outros membros da equipe de produto para criar protótipos e testar produtos com usuários, validando suas pesquisas e aplicações.

Os designers de produto são membros essenciais do time. Eles ajudam a garantir que os produtos sejam bem projetados e fáceis de usar. 

Seu foco na experiência do usuário ajuda a garantir que os produtos atendam às necessidades do usuário e sejam bem-sucedidos.

4) Controle de qualidade

As atribuições dos profissionais de controle de qualidade algumas vezes podem ser designadas a outros profissionais do time de produto, mas sua importância é tanta que, se possível, é indicado que você tenha um profissional se dedicando exclusivamente a isso.

Esse será um profissional responsável por testar o produto e buscar por problemas ou inconformidades com os requisitos.

Eles são responsáveis ​​por testar periodicamente todas as partes do software e garantir que ele atenda aos requisitos do projeto, ajudando os desenvolvedores e o gerente de produto no planejamento de respostas a códigos quebrados ou experiências ruins..

O trabalho de um testador de controle de qualidade é importante, pois ajuda a garantir que os produtos estejam livres de defeitos e atendam às expectativas do cliente. 

5) Marketing de produto

Por fim, mas não menos importante, esses profissionais são incumbidos de criar e conduzir a estratégia de Product Marketing.

Mas, mais do que trabalhar na sua divulgação, os profissionais de Product Marketing também trabalham para identifica as necessidades do cliente, criando um plano para atender a essas necessidades. 

Qual deve ser o tamanho do time de produto?Com quantos profissionais se constrói um time de produto?

Não existe uma resposta para essa pergunta. Tudo vai depender da complexidade do produto e também da disponibilidade de recursos de sua empresa.

Mas, cada vez mais, empresas investem em uma estrutura de “squads“.

Estrutura do time de produto da Spotify
Estrutura do time de produto da Spotify

Cada squad funciona como um mini time de produto, com um pequeno grupo de desenvolvedores e um gerente de produto.

Nesse tipo de organização, os profissionais trabalham em estreita colaboração, facilitando a comunicação e, em consequência, ganhando agilidade nas entregas.

Em algumas empresas, como é o caso do Spotify, os times ainda têm total autonomia sobre a liberação de seu trabalho para o mercado.

Ou seja, não é necessária a aprovação de todo o time para liberação. Em vez disso, o esquadrão desenvolve um novo código, testa-o até que a equipe esteja satisfeita e, em seguida, o envia para o produto ativo.

Portanto, a ideia básica é que esse time pode levar a um desenvolvimento de produtos muito mais eficiente, equipes altamente conhecedoras das várias áreas funcionais do produto, ciclos de desenvolvimento mais rápidos e, por fim, produtos mais bem-sucedidos.

A Amazon tem uma abordagem bem parecida, que chama de “regra das 2 pizzas”. Isso significa que os times de produto devem ser tão pequenos que possam ser facilmente alimentados por duas pizzas. 

O objetivo da Amazon é manter suas equipes internas enxutas e capazes de se mover rapidamente.

Apesar das diferenças em relação à autonomia, quando comparada à do Spotify, as duas empresas compartilham os mesmos princípios gerais quando falamos de times de produto:

Mantenha suas equipes de produto tão pequenas quanto possível, com as habilidades e os recursos necessários para realizar o trabalho de forma eficiente.

Espero que tenha gostado do artigo! Não deixe de compartilhar nos comentários o que achou, e aproveite para nos contar qual o maior desafio ao montar seu time de produto!