O Inbound Marketing é uma das estratégias mais populares para empresas SaaS que desejam impulsionar seus negócios de forma eficiente e eficaz.
Uma metodologia flexível, que pode ter ritmos e abrangencias diferentes a depender do estágio da sua empresa, e que combina bem com outras estratégias de crescimento – como Product-Led Growth ou Customer-Led Growth.
Neste artigo, vamos explorar os benefícios do Inbound para empresas SaaS, incluindo estatísticas que comprovam sua eficácia e como uma agência especializada em inbound marketing pode ajudar a reduzir os investimentos em marketing da sua empresa.
Vem comigo!
O Inbound Marketing funciona para SaaS?
Antes de mergulharmos nos benefícios do inbound marketing para empresas SaaS, é importante entender as estatísticas e resultados que essa estratégia pode oferecer. De acordo com pesquisas recentes, empresas que utilizam inbound marketing têm um custo de aquisição de cliente 62% menor do que aquelas que utilizam outros métodos.
Além disso, 80% das empresas que adotam inbound marketing relatam um aumento significativo em seus leads, resultando em um crescimento médio de 25% na receita.
Outra estatística importante é que empresas que investem em inbound têm uma taxa de retenção de clientes 5% maior do que aquelas que não o fazem. Isso significa que o inbound marketing não só ajuda a atrair novos clientes, mas também a mantê-los engajados e satisfeitos com os produtos ou serviços oferecidos pela empresa SaaS.
Então, sim, o Inbound Marketing é uma estratégia poderosa para conquistar o crescimento sustentável do seu produto, apoiando-se na construção de um Funil de Vendas sólido, e atuando tanto na aquisição de novos Leads como no amadurecimento dos Leads já conquistados.
Como uma agência de inbound marketing pode ajudar empresas SaaS?
O Inbound Marketing é uma estratégia multicanal, o que significa que, para executá-la com maestria e colher os resultados impressionantes que citamos no tópico anterior, você precisará de um time de especialistas atuando em diferentes canais de aquisição.
E contratar vários especialistas pode acarretar um aumento significativo nos custos do departamento de marketing – é aí que entra a agência.
A agência especializada em Inbound Marketing pode desempenhar um papel fundamental no crescimento e sucesso da sua empresa justamente por já terem o conhecimento e experiência para startar ações de Inbound personalizadas e eficazes para alcançar seu perfil de cliente ideal.
Como uma agência de inbound marketing pode ajudar a reduzir investimentos em marketing?
Uma das maiores vantagens de trabalhar com uma agência de Inbound Marketing é a possibilidade de reduzir seus investimentos em marketing.
Podemos destacar alguns motivos pelos quais isso acontece:
Primeiro porque o Inbound Marketing é incremental. Isso significa que, ao apostar em estratégias de Inbound Marketing você estará, a cada ação, colocando um tijolo num muro. As novas ações (novos conteúdos, envios de email, fluxos de nutrição) se somam aos anteriores, criando uma máquina cada vez maior de atração e amadurecimento de Leads.
E, em segundo lugar, porque evita os custos elevados de contratar um grande time de especialistas – não só dos salários, mas também dos investimentos envolvidos com seleções, treinamentos e desligamentos.
Falando especificamente sobre esse segundo ponto, ao contratar uma agência de Inbound Marketing você está contratando uma fração do tempo desse time de especialistas em vez de contratá-los fulltime.
Já sei, já sei. Você pode estar pensando que pode contratar prestadores de serviço independentes e provavelmente economizar ainda mais, certo?
Bem, pode ser um caminho, sim. Mas lembre-se de que o Inbound é multicanal. Isso não significa que você tem que trabalhar vários canais, mas que esses canais precisam ter sintonia entre eles – e eu te desafio a conseguir a sintonia necessária com um time de prestadores de serviço independentes.
// Leia também: Quais as diferenças entre “CMO as a Service” e uma agência de Marketing?
Vale destacar também que uma agência de inbound marketing pode ajudar sua empresa otimizar seus esforços de marketing, garantindo que o investimento seja direcionado para as estratégias mais eficazes. Ao eliminar gastos desnecessários em táticas que não estão gerando retorno, uma empresa SaaS pode economizar dinheiro e investir em áreas que trarão maior impacto.
E, por fim, uma agência também pode te ajudar a economizar tempo e recursos por meio da implementação de ferramentas de automação de marketing, que permitem automatizar tarefas repetitivas, como o envio de e-mails de boas-vindas ou a nutrição de leads, liberando tempo para a equipe focar em atividades estratégicas e de alto impacto.
Como encontrar a agência certa para sua empresa
Trabalhar com uma agência requer organização e processos bem estruturados para garantir que a parceria seja bem-sucedida.
Encontrar a agência de inbound marketing certa para sua empresa SaaS pode parecer uma tarefa desafiadora, mas seguindo alguns passos simples, você pode fazer uma escolha informada. Aqui estão alguns passos para encontrar a agência de inbound marketing certa para sua empresa SaaS:
- O primeiro passo é realizar uma pesquisa e identificar agências especializadas em empresas SaaS. Essa experiência no setor e compreensão profunda dos desafios e oportunidades enfrentados no mercado de recorrência serão importantíssima para acelerar a geração de resultados.
- Agende reuniões para saber mais sobre como cada agência pode ajudar sua empressa e aproveite para tirar todas as suas dúvidas! Não tenha medo de perguntar!
- Busque por um alinhamento de expectativas. Durante o processo comercial é o momento para dizer com clareza o que você espera alcançar, suas limitações e prazos. Isso permitirá que a agência seja transparente sobre o que é ou não viável de ser alcançado. Esse alinhamento de expectativas é fundamental!
- Considere a proposta e seu orçamento, e lembre-se que o Inbound não é uma estratégia que se propõe a gerar resultados do dia para a noite (lembre-se: incremental!). Só é possível gerar resultado com Inbound Marketing com comprometimento e constância (dos dois lados!), então considere também as conversas que tiveram sobre expectativas.
Próximos passos para escalar seu SaaS com Inbound Marketing
O Inbound Marketing oferece uma série de benefícios para empresas SaaS, desde uma possibilidade de redução dos investimentos em marketing até o aumento da geração de leads e da receita. Ao trabalhar com uma agência de inbound marketing especializada em empresas SaaS, você pode aproveitar ao máximo essa estratégia e obter resultados significativos para o crescimento do seu negócio.
Entre em contato conosco para descobrir o que uma agência de inbound marketing especializada em empresas SaaS pode fazer para alavancar o seu negócio. Nossa equipe de especialistas está pronta para desenvolver uma estratégia personalizada que atenda às suas necessidades e objetivos específicos. Não perca a oportunidade de impulsionar o crescimento do seu negócio com Inbound Marketing.