Num ambiente cada vez mais competitivo, as empresas estão cada vez mais buscando soluções eficientes para otimizar seus investimentos.

E, como um grande centro de investimentos, o Marketing é naturalmente um dos setores em que mais se busca essa otimização do ROI.

Essa busca por reduzir investimentos e maximizar ganhos leva muitas empresas a optarem por externalizar seus esforços de marketing, e há anos empresas confiam suas estratégias de marketing total ou parcialmente à agências.

Mais recentemente, entretanto, começou a aparecer no mercado o termo “CMO as a Service”, trazendo dúvidas para os executivos responsáveis por tomar decisões de contratação de serviços de Marketing: CMO as a Service é a mesma coisa que uma agência de Marketing? Como eles se diferenciam? O que posso esperar de cada um deles?

É sobre isso que vamos falar neste artigo, então continue a leitura!

O que é um CMO as a Service

Um CMO as a Service é um profissional altamente qualificado e experiente em marketing que atua de forma terceirizada, oferecendo serviços de consultoria e implementação de estratégias de marketing.

A sigla “CMO” é uma velha conhecida do mercado SaaS, e significa “Chief Marketing Officer”, ou seja, o executivo responsável pela área de marketing de uma empresa.

Ao contratar um CMO as a Service, você está essencialmente terceirizando a função de seu diretor de marketing, permitindo que você tenha acesso a um especialista em marketing sem precisar contratar um executivo em tempo integral.

Leia também: 7 coisas que você precisa saber antes de contratar um diretor de marketing para sua empresa

O que esperar de um CMO as a Service

Ao contratar um CMO as a Service, você pode esperar que esse profissional ajude a desenhar estratégias que tenham como objetivo impulsionar o crescimento do seu negócio.

Um CMO as a Service de ponta irá:

  • Analisar a situação atual da sua empresa;
  • Identificar oportunidades de crescimento;
  • Traçar estratégias de marketing personalizadas para alcançar seus objetivos;
  • Avaliar os resultados dessas estratégias e reportar para a diretoria.

Esse CMO “fracional” também pode ajudar na implementação dessas estratégias, auxiliando seu time de marketing interno com a execução das ações determinadas pela estratégia e prestando suporte conforme a necessidade de ajustes ou adaptações na estratégia.

Vale destacar que esse é um direcionamento geral do que você pode esperar da contratação de um CMO as a Service, entretanto, é importante avaliar o que o profissional que você está contratando se propõe a fazer e o que faz sentido para a sua empresa.

Determine em contrato todo o descritivo do que será de responsabilidade do profissional, bem como as limitações do escopo contratado.

Benefícios de contratar um CMO as a Service

Agora que sabemos o que é um CMO as a Service e o que esperar desse tipo de serviço, vamos explorar alguns dos principais benefícios percebidos pelas empresas que optam pela contratação do CMO as a Service:

Expertise especializada:

Ao optar pela contratação de um CMO fracional, um CMO as Service, sua empresa poderá aproveitar de um profissional com profundo conhecimento no mercado e nas melhores práticas de marketing para o crescimento do seu negócio.

Redução de custos:

Contratar executivos com experiência é caro. Não preciso medir as palavras para dizer isso porque todos sabemos que isso é uma realidade.

Em alguns casos, principalmente se tratando de mercados de difícil penetração, será muito importante contar com um profissional altamente especializado – e específico! – e isso pode estar completamente fora do seu orçamento.

Nesse cenário, um CMO as a Service é uma forma de ter esse profissional altamente especializado sem arcar com os custos de ter esse profissional em dedicação exclusiva à sua empresa.

Flexibilidade e escalabilidade:

Talvez você ainda não tenha considerado isso (poucas pessoas consideram!), mas você pode ter um CMO as a Service associado ao seu CMO fixo.

Desde que os limites de atuação de cada um estejam bem definidos, você pode contar com os serviços de um CMO terceirizado para planejar o lançamento de um novo produto, por exemplo. Ou para ajudá-lo na participação de um evento.

Dessa forma, você pode designar o CMO as a Service para projetos específicos, garantindo que esses projetos terão toda a atenção necessária – em vez de disputar a atenção com seus outros objetivos de negócios.

Qual a diferença entre um CMO as a Service e uma Agência de Marketing?

Agora que já entendemos o que é um CMO as a Service e os benefícios de contratá-lo, vamos comparar essa opção com um outro cenário de terceirização, que é a contratação de uma Agência de Marketing.

Enquanto o CMO as a Service é um profissional individual que atua de forma terceirizada, entendendo suas metas e necessidades específicas, e desenvolvendo estratégias personalizadas para alcançá-las, a agência de marketing vai além, oferecendo uma ampla gama de serviços de marketing, desde criação de campanhas até gerenciamento de redes sociais e otimização de mecanismos de busca.

Ao contratar uma agência de marketing, você terá acesso a uma equipe de profissionais de marketing que trabalharão em conjunto para desenvolver estratégias e implementar campanhas para o seu negócio.

Peço sua licença aqui para uma simplificação que explica essa diferença rapidamente:

Enquanto a contratação de um CMO as a Service está terceirizando a definição de estratégias, mas contando com o seu time para executar as ações determinadas; a contratação de uma agência de marketing terceiriza também a execução das suas ações.

Claro, isso tudo vai depender do escopo determinado com sua agência, mas é comum que as agências assumam não só a execução das tarefas, mas também esse papel de “CMO”, de traçar estratégias que ajudem sua empresa a atingir seus objetivos de negócio.

Fatores a considerar ao escolher entre um CMO as a Service e uma agência de marketing

Se você está considerando terceirizar seu Marketing de alguma forma, pode estar confuso sobre qual seria o melhor caminho para sua empresa.

Buscando esclarecer mais essa diferenciação entre CMO as a Service e Agência, destaco aqui os fatores a serem considerados para garantir que você faça a escolha certa para o seu negócio.

1) Disponibilidade de equipe

Se você já tem um time interno dedicado ao Marketing, que está desempenhando bem, mas precisa de um profissional mais sênior para direcionar as estratégias, talvez a melhor escolha seja um CMO as a Service.

Agora, é importante saber que um CMO não pode (e não deve!) trabalhar sozinho. Então se sua empresa ainda está se estabelecendo no mercado, com um time enxuto, e não tem uma equipe de Marketing formada, o serviço de uma Agência de Marketing é mais indicado, uma vez que vai associar a definição de estratégias à execução das ações planejadas.

2) Objetivos e necessidades específicas

Outro fator importante é analisar o quão específica é a sua solução no mercado, e dificuldade deste mercado. Como disse anteriormente: em alguns cenários você irá se beneficiar mais de contar com um executivo ultra-especializado em seu mercado.

Agora, se seu produto está inserido em um mercado mais abrangente, você provavelmente vai se beneficiar mais da velocidade e intensidade das ações de marketing do que da especificidade. Nestes casos, a agência de marketing pode ser a melhor solução.

3) Orçamento disponível

Qual seu orçamento disponível para investir em Marketing?

Se você desconsiderar os custos que já tem com uma equipe interna, e pensar apenas nos investimentos incrementais, um CMO as a Service pode ser mais econômico, uma vez que é a contratação de apenas um profissional.

Por outro lado, ao colocar lado a lado o investimento em uma agência de markeitng e os custos de manter uma equipe de marketing interna, dedicada 100% à sua empresa, é comum perceber que a contratação de uma agência de marketing representa uma economia.

Comparação de custos: CMO as a Service vs. agência de marketing

Sei que o orçamento costuma ser um dos fatores de maior peso em uma tomada de decisão, então quero ir um pouco além aqui para comparar os custos envolvidos em cada opção.

Ao contratar um CMO as a Service, você geralmente pagará por hora ou por projeto. Os honorários de um CMO as a Service podem variar dependendo da experiência e qualificações do profissional, bem como do escopo do trabalho. No entanto, essa opção costuma ser mais econômica do que contratar um executivo em tempo integral.

Por outro lado, uma agência de marketing geralmente cobra uma taxa mensal ou um valor fixo por projeto. Essa taxa pode variar dependendo da agência e dos serviços solicitados. Uma agência de marketing pode ser mais cara do que um CMO as a Service, mas também pode oferecer uma solução mais completa, com uma equipe de profissionais de marketing com diferentes especialidades.

4) Experiência e expertise necessárias

Esta fator não é tanto sobre isso ou aquilo, mas algo que deve ser avaliado na escolha de quem será o CMO ou agência contratada: avalie a expertise que têm em seu mercado.

Independente de qual seja sua escolha de terceirização, um alto ROI de Marketing invariavelmente tem raízes em um profundo entendimento do mercado e das Personas.

Portanto, se você vai contratar um CMO as a Service ou uma Agência de Marketing, considere sua especialidade no seu modelo de negócio e/ou mercado em que seu produto está inserido.

Ao considerar esses fatores, você poderá tomar uma decisão informada sobre qual opção é a melhor para o seu negócio.

Como encontrar a agência certa para a sua empresa

Talvez você não saiba, mas este blog, o SaaStisfeito, é um portal criado e mantido pela Conexorama, a única agência de Inbound Marketing especializada em SaaS Marketing, e ao longo de mais de 10 anos de atuação, destacamos as seguintes etapas como as mais importantes na hora de escolher uma agência de marketing:

  1. Defina seus objetivos: antes de começar a procurar uma agência de marketing, defina claramente seus objetivos de marketing. Determine o que você deseja alcançar e quais métricas você usará para avaliar o sucesso.
  2. Pesquise e faça uma lista: faça uma pesquisa online e peça recomendações para encontrar agências de marketing que atendam às suas necessidades. Faça uma lista das agências que parecem ser uma boa opção.
  3. Agende uma reunião: entre em contato com as agências da sua lista e agende uma reunião para discutir suas necessidades e objetivos. Durante a reunião, faça perguntas sobre a abordagem da agência, os serviços oferecidos e os resultados que eles podem alcançar.
  4. Avalie a expertise: você conhece seus clientes e seu mercado. Faça perguntas sobre a experiência da agência neste mercado, ou atuando para empresas que têm Personas parecidas com a sua.
  5. Avalie a química: Além de avaliar a experiência e a expertise da agência, também é importante avaliar a química entre você e a equipe. Certifique-se de que você se sinta confortável trabalhando com eles e que eles entendam sua visão e objetivos.

O mais importante é saber que, contratar um CMO as a Service ou uma agência de marketing pode ser uma decisão estratégica para impulsionar o crescimento do seu negócio. Ambas as opções têm seus benefícios e é importante considerar cuidadosamente as necessidades, objetivos e orçamento de sua empresa ao fazer essa escolha.

Um CMO as a Service oferece expertise especializada, redução de custos e flexibilidade, enquanto uma agência de marketing pode fornecer uma solução mais abrangente e uma equipe de profissionais de marketing com diferentes especialidades.

Ao considerar fatores como objetivos específicos, orçamento e expertise necessária, você poderá escolher a opção certa para o seu negócio. Lembre-se de pesquisar e avaliar várias opções antes de tomar uma decisão final.

Se você está procurando uma agência de marketing especializada em empresas de SaaS, entre em contato conosco para descobrir o que podemos fazer para impulsionar o seu negócio! Nossa experiência em Inbound Marketing nos permite desenvolver estratégias personalizadas para ajudar sua empresa a alcançar o sucesso desejado.