Você pode estar migrando seu produto para SaaS ou criando seu produto do zero, em qualquer uma das situações, investir em um plano de negócios para SaaS é importante para estabelecer seus objetivos e guiar suas ações, ou até mesmo para prospectar investidores.

Mas criar um plano de negócios pode ser um desafio. E, mesmo as grandes organizações, com milhões no orçamento para investir, podem se perder se o plano de negócios não estiver bem estruturado.

Não há uma regra de qual modelo seguir, o importante é estar atento às especificidades do seu negócio e considerar também seu ticket médio, afinal são essas questões que vão determinar a melhor opção.

Como no Marketing Digital para SaaS, o plano de negócios para SaaS também tem algumas particularidades. Mas, se sua empresa já criou um plano de negócios, verá que a estrutura pode ser bastante similar. É o planejamento e a construção que precisam ser adaptadas ao modelo de comercialização.

Para te ajudar vamos apresentar uma metodologia eficaz, que costuma funcionar para a grande maioria dos negócios. Vem com a gente!

O que um plano de negócios SaaS precisa ter?

Para construir seu plano de negócios SaaS, você precisa ter uma visão abrangente e detalhada do mercado, do seu serviço e principalmente das suas ações. 

Podemos dizer que a elaboração de Plano de Negócios padrão consiste em 5 etapas principais: 

  • Sumário Executivo 
  • Análise de Mercado 
  • Plano de Marketing 
  • Plano Operacional
  • Plano Financeiro

Se você está se preparando para montar um plano de negócios SaaS, mas nem sabe por onde começar, saiba que existem metodologias que podem te auxiliar e vamos falar sobre a principal delas em seguida.

Business Model Canvas (BMC) como guia para o seu plano de negócios SaaS

O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

Business Model Canvas
Business Model Canvas Fonte: SEBRAE

Você já deve ter visto esse diagrama por aí, e é justamente essa Matriz que chamamos de “Canvas” (em tradução livre, “tela”).  Mas, mais do que um diagrama, essa metodologia ajuda a orientar a criação de um modelo de negócio de sucesso, através de uma visualização ampla e estratégica de todos os processos.

Ter o Business Model Canvas preenchido de acordo com sua empresa garante mais assertividade nos processos, permitindo visualizar seu negócio de modo amplo, em apenas um documento, trazendo mais objetividade e organização.

Um plano de negócio específico para um SaaS deve ser ágil, por isso essa metodologia se torna tão atraente.

Bom, agora que já falamos um pouquinho sobre o Canvas, é hora de falar sobre cada uma das suas 9 seções.

Passo a passo para preencher seu Business Model Canvas

A estrutura do Canvas é formada por 9 quadrantes (ou etapas) que ajudam na visualização e compreensão das informações. Esses 9 quadros podem, ainda, serem divididos em 4 seções diferentes:

  • Como
  • O que
  • Para quem
  • Quando
Business Model Canvas Explicado
Business Model Canvas Explicado. Fonte: SEBRAE

Ficou com dúvida de por onde começar? Siga o passo a passo abaixo:

1. Segmentação dos Clientes

Nessa etapa o foco é a definição do seu público-alvo e do seu nicho de mercado. Após a definição geral, você pode avançar para um estudo de Personas,  dividindo em grupos menores e mais específicos para melhorar as estratégias de abordagem. 

2. Proposta de Valor

Que valor o seu produto entrega ao cliente? Qual problema você está ajudando sua Persona a resolver?

Aqui é hora de pensar e listar os motivos para ajudar na argumentação e embasar suas estratégias de Marketing e Vendas 

3. Canais

Quais canais você utiliza (ou utilizará) para se comunicar com o seu público?

Se você está reposicionando sua empresa, é provável que já entenda quais canais têm mais aderência com seu público. Agora, se está estruturando um novo produto e procurando alcançar um novo público, estudar os hábitos das suas Personas é fundamental para entender quais canais terão mais sucesso.

Vale lembrar que, apesar de definir em seu plano de negócios SaaS os canais a serem utilizados, essa informação pode (e deve) ser alterada ao identificar que uma mudança na estratégia revelou um novo canal com potencial de resultados.

4. Relacionamento com o cliente

Qual tipo de relacionamento você quer ter com seu cliente?

O relacionamento com o cliente é uma parte muito importante do negócio SaaS. Você deve pensar como a empresa vai conseguir as informações para analisar e promover um serviço adequado.

Essa etapa envolve a confiança do usuário que é fundamental para o sucesso de qualquer modelo de negócio SaaS.

5. Receitas

Como você vai gerar um fluxo de receita sustentável?

Cada tipo de software tem seu formato de precificação, então reflita sobre a fonte de renda da empresa e defina valores, planos e até mesmo estratégias – como o uso do Trial Marketing.

6. Recursos

Analise todos os recursos disponíveis que pode investir para começar a lucrar, e também quais os conjuntos de ativos que farão seu SaaS funcionar. 

Elaborar um orçamento detalhado e uma projeção financeira é essencial para crescer seu negócio e também captar recursos.

7. Atividades

Quais as funcionalidades você vai fornecer ao usuário?

Essa etapa é mais técnica, pois envolve o desenvolvimento e manutenção do sistema, por isso é importante envolver áreas específicas de desenvolvimento no processo de construção do plano de negócios.

8. Parcerias

Quem são ou serão seus parceiros de negócio?

Essas parcerias estão relacionadas a outros provedores de serviço, fornecedores, desenvolvedores externos e até mesmo outras empresas.

Nessa etapa é importante listar todos os parceiros envolvidos e quais atividades eles irão executar.

9. Estrutura de custos

Essa etapa deve ser composta de custos fixos e variáveis.

Nessa fase do planejamento, deve ser avaliado o total de investimento que será necessário para iniciar e manter o negócio ativo.

Ela é a última etapa justamente por entender que todas as etapas anteriores influenciam diretamente a estrutura de custos do seu negócio SaaS. 

Avaliando o sucesso do seu plano de negócios

Agora que você já conhece as etapas para construir seu plano de negócios SaaS, vale um lembrete: o mercado SaaS tem suas próprias métricas de sucesso que precisam ser acompanhadas rotineiramente para garantir a saúde do seu negócio.

Então, acompanhe sempre as métricas e revise seu plano de negócios sempre que for necessário para conseguir um bom posicionamento no mercado.

Conta para a gente, você já utiliza um plano de negócios para SaaS? Qual etapa você considera mais importante?