É óbvio que hoje em dia, toda empresa deve estar ativa nas mídias sociais.
No entanto, algumas empresas de SaaS ainda hesitam em investir em sua presença social, por pensar que esse canal não é tão poderoso para B2B quanto para B2C.
Isso não é exatamente verdade, mas encontrar uma maneira de se destacar na multidão pode ser exaustivo.
Nas redes sociais, é o público que está no controle. Portanto, para ter sucesso no Marketing de mídias sociais para SaaS, mesmo com o melhor planejamento, é importante conhecer o que cada plataforma tem a oferecer ao seu negócio.
Para isso, o primeiro passo é conhecer em detalhes suas Personas. Só assim você saberá quais mídias sociais seu público mais utiliza e, ainda mais importante: como e quando as utiliza.
É importante também saber qual a capacidade de produção do seu time de Marketing, afinal não adianta estar nas plataformas e não ter conteúdo frequente e de qualidade. Você não precisa estar em todo lugar, mas deve aproveitar ao máximo as redes em que estiver.
Quer entender mais sobre como criar uma estratégia de mídias sociais para SaaS? Vem comigo!
Por que as empresas de SaaS devem usar as redes sociais?
Ao contrário do mercado B2C, que muitas vezes gera compras impulsivas através das redes sociais, para as empresas SaaS é incomum que as redes sociais gerem vendas diretas. Mas elas são importantes na Jornada de Compra, sendo responsáveis por influenciar a tomada de decisão.
Dependendo da rede social, você encontrará um público mais sênior – e com um perfil mais decisor –, ou mais junior – assumindo papel de influenciador. Mas, de uma forma ou de outra, as redes sociais podem ser grandes ferramentas para estabelecer sua empresa como autoridade, conquistando a confiança de suas Personas.
Em outras palavras, as redes sociais são parte importante da sua estratégia de Marketing de Conteúdo e também de relacionamento.
Ao compartilhar conteúdos interessantes extraídos do seu blog, depoimentos de clientes, vídeos demonstrativos, entrevistas e outros conteúdos de marketing, seu público estará recebendo diversas informações comerciais todos os dias, mesmo sem um pitch direto de vendas.
Ou seja, sua estratégia de redes sociais estará plantando uma semente na cabeça de seu público, ajudando a construir uma conexão forte com seu negócio.
Mas o Marketing de Conteúdo e a prova social compõem apenas um lado dessa moeda.
Investir em publicidade nas redes sociais pode ser uma ferramenta de geração de Leads poderosa.
Vou falar um pouco sobre a diferença entre publicidade paga e conteúdo orgânico (ou seja, gratuito), e como você pode usá-los em sua estratégia de redes sociais do seu SaaS. Segue comigo!
Campanhas pagas e Conteúdos Orgânicos como aliados
Como uma empresa SaaS com uma solução B2B, suas publicações nas redes sociais terão como objetivos:
- Posicionar sua empresa como especialista neste segmento;
- Mostrar seu produto, seus diferenciais e seus recursos;
- E criar confiança para garantir uma maior conversão de Leads.
Dividimos as ações em Redes Sociais entre ações orgânicas – aquelas sem qualquer componente pago responsável por aumentar as visualizações ou ações – e campanhas pagas.
Não há limite real em termos do que você pode publicar organicamente, mas, se você acompanha as redes sociais, já deve ter entendido que cada rede privilegia um formato específico de conteúdo, certo?
E, além disso, as grandes empresas por trás das redes sociais visam o lucro. Portanto, é comum que o seu alcance orgânico (em qualquer rede) seja limitado.
Isso nos leva ao outro lado: as campanhas sociais pagas. Em que, essencialmente, você “aluga” o espaço para exibir seu conteúdo.
Você pode impulsionar postagens que já fez, buscando aumentar seu alcance. Ou criar anúncios específicos, com o objetivo de levar tráfego para o seu site, ou mesmo para gerar Leads.
Mesmo que não seja obrigatório investir em anúncios nas redes sociais, pode ser uma boa forma de otimizar o seu ROI sobre os esforços aplicados neste canal, uma vez que é provável que seus resultados orgânicos não sejam tão impressionantes sem essa “forcinha”.
Construindo uma estratégia de mídia social vencedora
Para ter uma estratégia realmente vencedora é preciso pensar em como utilizar o melhor de cada rede social a seu favor.
Vale lembrar que, além de criar um método, é importante fazer o acompanhamento das métricas e ajustes de curso. Afinal, dificilmente as mesmas ações se encaixarão para todos os momentos do seu negócio.
Preste atenção em cada momento e adeque sua comunicação.
A seguir vou te mostrar um exemplo de como atualizar sua estratégia pensando em uma linha do tempo de lançamento de um produto SaaS. Vamos lá?
Pré-lançamento: aquecimento e educação do público
Você pode dar a largada nas suas redes sociais – e até mesmo no seu blog – mesmo antes de lançar um produto. Mas indicamos que já tenha desenvolvido um MVP (Produto Mínimo Viável).
Nas semanas e meses que antecedem o lançamento de um produto SaaS, invista seu tempo estabelecendo uma rede, determinando seu tom e ajustando sua oferta principal.
Faça uma pesquisa nas redes sociais para se inspirar em outras empresas e entender o que seus concorrentes estão fazendo.
O que você gostaria de mudar? O que você gostaria de manter? Anote o que você poderá usar ao começar a criar seu conteúdo.
Depois de fazer sua pesquisa, você precisa começar a pensar nos diferentes tipos de conteúdo que se adequam à sua marca e que sejam atrativos às suas Personas.
Por exemplo:
- Conteúdos explicativos sobre os temas do segmento;
- Entrevistas com especialistas do setor;
- Depoimentos de usuários;
- Postagens da rotina da empresa;
- Vídeos de demonstração;
- Webinar e sessões de perguntas e respostas ao vivo;
- eBooks e white papers.
Crie um calendário editorial e decida que tipo de conteúdo você gostaria de postar a cada dia e em qual rede.
Você não quer ter canais chatos com o mesmo tipo de conteúdo todos os dias. Então diversifique suas postagens.
Essa é a fase também em que você deve escolher em quais canais quer investir. Lembre-se: não adianta tentar estar presente em todas as redes sociais se você não tem estrutura para isso.
Para não alongar demais o conteúdo, quero fazer 2 recomendações principais:
LinkedIn: o “must-have” para SaaS B2B
Sendo a rede social mais voltada para o mundo dos negócios, é indispensável que seu SaaS marque presença nela caso sua atuação seja B2B.
Nele acontecem os debates sobre temas corporativos, fazendo dele uma excelente rede para compartilhar conhecimento profissional e se posicionar como um líder de mercado.
Além disso, o LinkedIn é focado em profissionais de negócios e, caso você opte por investir nos anúncios no LinkedIn, poderá segmentar campanhas para alcançar clientes em potencial com base no cargo ou no setor.
// Conheça recursos importantes do LinkedIn Business
Instagram: presença garantida em 99,99% dos celulares
O Instagram é uma plataforma visual e pode não ser a escolha óbvia para empresas de SaaS, mas possui excelentes recursos de marketing e pode ser útil na construção de um público.
A maioria das empresas B2B geralmente aproveita a rede para mostrar os “bastidores”, aumentando o brand awareness.
Mas isso não quer dizer que não tenha espaço no Instagram também para conteúdo educativo sobre o segmento!
Vale destacar também as possibilidades de criação de anúncios na rede, através do Meta Ads.
Durante a fase de lançamento: é hora de fazer barulho
Durante o pré-lançamento você definiu quais redes usar e também que tipo de conteúdo usará em cada uma delas, certo?
Agora que o lançamento do seu produto vai acontecer, é hora de aparecer!
No LinkedIn, reforce sua participação em debates e grupos relacionados ao seu segmento, garantindo que sua empresa esteja sendo vista pelo seu público-alvo.
Busque criar buzz sobre o novo produto que você está trazendo para o mercado. E, lembre-se, é sempre melhor mostrar do que contar.
Para isso, crie vídeos curtos mostrando o que seus principais recursos fazem e demonstre como seu produto resolverá os problemas que ele se propõe solucionar.
Já nas estratégias de anúncios nas redes sociais, segmente seu público e anuncie diretamente para eles. Isso ajudará você a trazer Leads e também aprender sobre suas preferências.
Depois de saber quais mensagens e formatos oferecem os melhores resultados, use esses insights para fazer melhorias contínuas em seu conteúdo.
Pós-lançamento: educar, entreter e escalar
Depois de lançar seu produto, você terá mais informações sobre seu público. Use esse conhecimento e refinar o conteúdo que você compartilha nas redes sociais.
Você já conquistou alguns clientes, então é hora de balancear seu conteúdo para que seja útil para essas pessoas – e não sirva apenas para conquistar novos clientes.
Seguindo esse pensamento, você pode começar a compartilhar dicas de como aproveitar ao máximo seu produto.
Outra forma de conquistar um maior envolvimento do público B2B é promovendo sessões de perguntas e respostas ao vivo, gravando webinars ou fomentando discussões em grupos. Isso ajudará a posicionar sua empresa como líder do setor.
Além disso, mantenha sempre o canal aberto. Quais problemas seus clientes enfrentam? Como a solução que você está propondo pode resolvê-los? Uma empresa disposta a ouvir tem muito mais chances de construir uma estratégia bem sucedida!
Use seus conteúdos para mostrar como seu SaaS pode ajudá-los a resolver seus problemas e procure publicar conteúdos com os quais o seu público se identifique com facilidade.
Por fim, fique atento para coletar depoimentos e escrever estudos de caso de seus clientes mais bem-sucedidos. Esse tipo de conteúdo ajuda (e muito) a fortalecer sua autoridade.
E, ao publicar, lembre-se de marcar as empresas e as pessoas que compartilharam suas opiniões. Essa simples ação tende a aumentar sua visibilidade, além de representar um potencial de atrair empresas similares.
[Dica bônus] Faça tours do seu produto
Uma demonstração completa com o seu time de vendas pode levar minutos ou horas e pode até mesmo ser uma de suas ofertas diretas, mas também pode ser um excelente conteúdo para suas redes sociais.
Não estou falando de fazer upload de um tour completo de 3h e publicar no Instagram. Mas que tal criar mini-tours de uma funcionalidade específica, que pode ser o grande diferencial entre o seu produto e o da concorrência?
Esse tipo de conteúdo é uma ótima maneira de atrair novos clientes, incentivar cadastros (ou levantadas de mão), além de aumentar o engajamento de quem já é um cliente – e pode não estar explorando a fundo seu software.
Por fim, lembre-se que dificilmente uma estratégia para suas Redes Sociais permanecerá imutável por muito tempo. Por isso, preocupe-se menos em dar o passo “certo” e concentre-se em dar o primeiro passo, aprender e adaptar conforme você percorre o caminho.
Agora me diz, como você usa as redes sociais para gerar mais resultados para o seu SaaS? Quais são os seus maiores desafios e qual foi seu aprendizado até agora? Use o campo abaixo para comentar e aproveite para dizer se gostou deste artigo! (;