As redes sociais transformaram a relação entre pessoas e empresas e essa transformação é justamente o que faz o papel de Community Manager tão importante. Mas o que é Community Manager?
De forma bem resumida, Community Manager é aquela pessoa que precisa mediar a conexão entre empresa e público nas redes sociais.
“Mas esse não é o papel do Social Media Manager?”, você pode estar se perguntando.
Essa é uma dúvida super comum, uma vez que o papel do Community Manager e do Social Media são facilmente confundidos. Por isso, vamos aproveitar este artigo para falar sobre as diferenças entre as duas carreiras, detalhar quais as responsabilidades atribuídas ao Community Manager e trazer algumas dicas de como desempenhar esse papel com maestria – mesmo que você não tenha um profissional dedicado a isso.
Vamos lá?
O que é um Community Manager?
O Community Manager (ou “Gerente de Comunidade”) é a ligação entre uma organização e seu público. Essa pessoa será a voz, o moderador da marca, dando suporte à comunidade, destruindo conteúdo e buscando o engajamento para criar uma presença marcante e desenvolver confiança do público em sua marca.
O Gerente de Comunidade será o embaixador da marca em suas próprias redes sociais, agindo como um influenciador, participando de discussões, encontrando novos clientes e ouvindo os atuais.
Essa personificação é fundamental, pois ajuda a trazer um toque pessoal à audiência, aparentando uma acessibilidade muito maior do que apenas uma conta geral empresa.
Isso não quer dizer que essa pessoa não possa também ficar responsável pelas redes sociais da empresa, mesclando as duas estratégias: Isso ajuda a vinculá-los à marca enquanto cria uma voz mais individual que pode se envolver como membro da comunidade.
Seja qual for a estratégia adotada, uma coisa é certa: o gerente de comunidade deve buscar novas maneiras de engajar a comunidade com a empresa.
Além das redes sociais, é comum que o Community Manager participe também de eventos e realize buscas ativas para conquistar parceiros.
O que é necessário para ser um Community Manager?
Você já deve imaginar que, para ser o embaixador da empresa, o Community Manager precisa estar alinhado com os valores, políticas e processos da sua empresa. Essa pessoa precisa ter autonomia para responder mensagens rápidas e corretas aos usuários.
Ele defenderá sua marca na Internet, personificando o seu negócio dentro dos canais de comunicação online e também offline. Por isso, precisa ser criativo e cauteloso com as interações que ele faz nos seus canais.
O que é um Social Media?
Um Social Media Manager, por sua vez, fica responsável pelas postagens da marca nas redes sociais, sendo a voz da marca e o responsável pelas postagens e conteúdo geral.
Como marca, o gerente de mídia social faz questão de postar de acordo com uma estratégia, muitas vezes falando diretamente com pessoas que já estão familiarizadas com a marca.
Ou seja, enquanto um Community Manager realiza a comunicação da empresa em todos os sentidos, o Social Media se limita à atuação nas Redes Sociais, produzindo conteúdos, avaliando métricas e acompanhando resultados.
O que é necessário para ser um Social Media Manager?
Como profissional responsável por ser a marca nas Redes Sociais, é necessário que esse profissional tenha a capacidade de criar conteúdos relevantes e distribuí-los estrategicamente nas diversas redes sociais das quais a empresa escolhe participar.
Esse profissional deve também acompanhar os resultados de seus conteúdos através de métricas, ajustando a estratégia com base nos dados.
Qual é o momento de ter um Community Manager?
Se seu time ainda é pequeno, é provável que você ainda não esteja cogitando contratar alguém para desempenhar exclusivamente o papel de Community Manager. Mas isso não quer dizer que essas atividades não precisem ser feitas!
Num primeiro momento, você pode concentrar suas ações de gerenciamento de comunidade nas redes sociais, e contar com o seu Social Media Manager desempenhando essas três atividades:
- Encontrar novos seguidores e responder suas perguntas
- Responder e engajar os membros atuais da comunidade
- Pensar em estratégias para desenvolver a comunidade
Fica claro, por essas atividades, que o papel do Community Manager é muito centrado em interagir com a comunidade digital. Então é fundamental que a pessoa responsável por essas tarefas dedique bastante tempo em engajar pessoalmente com os membros da comunidade.
Mas, vale lembrar, sua presença no “mundo real” também precisa representar adequadamente sua empresa. Então é fundamental que essa empresa tenha o conhecimento técnico necessário para ter essas respostas pessoalmente.
Como avaliar o sucesso da sua comunidade
Por um lado, as métricas de Social Media costumam ser baseadas em campanhas mais curtas, levando em conta os KPIs mais adequados para o objetivo que motivou aquele direcionamento.
Enquanto isso, as métricas do trabalho de gerenciamento de comunidade tendem a ser focadas em um prazo maior e de forma mais relativa.
Por exemplo: ao atuar como embaixador da marca, o Community Manager pode cultivar um relacionamento mais próximo com alguns usuários, então o aumento da menção desses usuários à sua marca nas redes sociais pode ser uma métrica de crescimento importante para se levar em conta – especialmente se esses usuários são pessoas influentes.
Ou seja, para avaliar o sucesso das estratégias aplicadas pelo Community Manager, é importante entender com quais indicadores estaremos trabalhando e estabelecer uma rotina de acompanhamento, entendendo como essas métricas respondem às evoluções – o que é muito parecido com o que falamos sobre métricas para avaliar o Inbound Marketing.
Agora que já falamos sobre as diferenças entre os dois papéis, e sobre quais atividades precisam ser desempenhadas mesmo que sua comunidade ainda esteja no começo, conta pra gente: você já se preocupa com isso? Ou já é algo que você faz mesmo antes de saber que existia um nome pra isso?
Caso tenha alguma dúvida, ou mesmo alguma dica de como fazer um bom trabalho de gerenciamento de comunidades, é só deixar aqui nos comentários!