No mundo dos negócios é comum que uma nova empresa chegue e passe a ocupar o lugar que antes era de seus concorrentes. É claro que isso não acontece do dia para a noite. Antes disso é preciso muita estratégia, e uma das mais utilizadas é a Beachhead Strategy.
Se você está se perguntando o que é Beachhead Strategy, saiba que o termo tem origem militar, mas foi adaptado ao mundo empresarial e também ao universo do marketing e hoje é usado para descrever uma estratégia específica de penetração em novos mercados que pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio!
Neste artigo vou te contar tudo sobre o que é Beachhead Strategy, qual sua importância para o mundo dos negócios e de que forma o marketing pode aproveitar dessa estratégia para alavancar seus resultados. Continue comigo:
O que é Beachhead Strategy em sua essência
Beachhead é uma estratégia de origem militar que se popularizou durante a Segunda Guerra Mundial. A estratégia em questão consiste em conquistar um pequeno território de fronteira e, a partir de então, consolidá-lo e expandir pelo território inimigo.
A Beachhead Strategy foi registrada, de forma bem impressionante e realista, no filme “O Resgate do Soldado Ryan”. Na película, baseada em uma história real, os Estados Unidos conquistaram a Normandia, uma região em vulnerabilidade, que os permitiu avançar de forma rápida pelo território europeu.
O que é Beachhead Strategy no mundo dos negócios
De forma bem simplista, podemos dizer que a Beachhead Strategy, adaptada ao mundo dos negócios, significa a entrada e “ataque” em uma área pouco explorado, para que, após consolidada essa “dominação”, siga para uma expansão com menos atritos.
Mas não se preocupe! Vamos detalhar melhor essa estratégia.
No mundo dos negócios, trocamos territórios por mercados (ou nichos). Ou seja, antes de buscar a aprovação e o sucesso com um mercado amplo e super competitivo, inicie se especializando em um primeiro mercado.
Uma vez consolidada sua participação nesse mercado, você poderá aproveitar-se da autoridade construída para expandir seus negócios para outros nichos.
Uma empresa que utilizou-se dessa estratégia é a Amazon. Pode ser que você não se lembre, mas a Amazon chegou no mercado como uma loja de livros, e tinha como foco se tornar o melhor e-commerce para a aquisição desse material.
Com um catálogo vasto, preços competitivos e entrega rápida, a Amazon conseguiu dominar esse mercado, tomando o lugar que antes pertencia a livrarias físicas. E, de pouco em pouco, a Amazon acabou se tornando o que é hoje: um grande mercado onde é possível encontrar quase todos os produtos que podemos imaginar.
A estratégia deu tão certo, que é replicada em cada novo país em que a Amazon busca iniciar suas operações. O primeiro passo é sempre como uma loja de livros online, depois seus produtos próprios, para só então expandir seu catálogo de produtos e, por fim, funcionar também como um marketplace.
Beachhead Strategy e Inbound Marketing: como unir forças
A Beachhead Strategy se torna uma das melhores estratégias para empresas e startups com poucos recursos. Afinal de contas, concentrar os esforços em um determinado nicho pode trazer muito mais benefícios.
Para que essa estratégia seja executada com maior eficiência e sucesso, nada melhor do que tornar o Inbound Marketing uma das forças para entrar nesse novo mercado. Afinal de contas, uma vez que o nicho de entrada é definido, você poderá trabalhar de maneira focada nas dores e problemas de um grupo específico de potenciais clientes.
Na prática, isso significa trabalhar com Personas bem definidas, compreender a Jornada de Compra dessas Personas e trabalhar para auxiliá-las a percorrer esse caminho até a tomada de decisão.
Outro benefício de unir as duas estratégias está na educação do mercado em relação ao seu produto ou serviço.
Com uma estratégia de conteúdo consistente, é possível fornecer todas as informações necessárias para seu público, enquanto você constrói sua autoridade digital.
Ou, em um nível mais avançado no Funil, é possível trabalhar com a Nutrição dos seus Leads, entregando conteúdo relevante e fortalecendo o relacionamento com o seu público, o que contribui para fortalecer ainda mais o elo de confiança entre sua empresa e seus futuros clientes.
Essas ações se tornam forças importantes para a “dominação” do nicho em que a empresa está entrando, ao mesmo tempo em que tem a chance de se tornar autoridade sobre determinado assunto relacionado aquela área.
Além disso, vale destacar que o trabalho do Inbound Marketing não finda com a “dominação do pequeno território”, e se torna ainda mais essencial quando pensamos em expansão de mercado, usando estratégias de conteúdo para reposicionar sua marca e começar a “colocar o pé” em outros mercados.
Inbound Marketing e expansão dos negócios
Um trabalho de Inbound Marketing bem feito nos traz importantes informações a partir dos dados que conseguimos extrair da nossa base de Leads. E uma leitura apurada desses dados pode dar um novo direcionamento a essa expansão de negócios.
É que, ao entrar em um novo mercado, você tem a oportunidade de ampliar suas Personas, e também reconhecer um outro perfil de público, que talvez você ainda não tenha considerado como alvo, mas que pode te mostrar um outro caminho.
E, para isso, nada melhor do que entender a fundo as duas estratégias, se capacitar e realizar ações com base nos dados obtidos de sua operação e do mercado em que você pretende atuar.
Agora é com você: conhece mais algum case de Beachhead Strategy que pode inspirá-lo a conquistar novos mercados? Compartilhe conosco a sua visão ou traga suas dúvidas, e não deixe de comentar o que achou deste artigo nos comentários abaixo!