Cada vez mais a sobrevivência de uma empresa depende da sua capacidade de inovação e adaptação às mudanças do mercado. E, para muitas delas, chave para o sucesso é colocar o produto em primeiro lugar, priorizando seu desenvolvimento e aprimoramento contínuo.

No entanto, criar essa cultura na empresa pode não ser tão simples.

Para te ajudar a vencer esse desafio, vou trazer neste artigo algumas dicas de como ser product-first, além de explicar em detalhes as maiores vantagens dessa abordagem para sua empresa.

Vamos lá?

O que significa ser uma empresa Product-First

Basicamente, uma empresa Product-First é uma empresa que coloca o produto como foco de todas as suas decisões estratégicas e operacionais. 

Nessa abordagem, o desenvolvimento do produto é visto como a prioridade número um, e todas as outras áreas da empresa são adaptadas para apoiar essa prioridade. 

Ou seja, a empresa Product-First concentra-se primeiro em criar um produto excepcional, cuja proposta de valor atende as necessidades dos clientes e do mercado. 

Uma empresa Product-First investe pesado em pesquisa e desenvolvimento, design de produto e em tecnologia para criar um produto diferenciado, que ofereça uma experiência superior aos usuários e, assim, expanda sua base de clientes.

Essa abordagem pode significar trocar o lucro a curto prazo pela construção de um negócio sustentável a longo prazo, focado na satisfação e retenção do cliente.

Os benefícios da abordagem Product-First

Fora o benefício principal de criar uma imagem positiva do seu produto, há muitos outros benefícios decorrentes de uma abordagem que prioriza o produto. Dá só uma olhada:

1. Satisfação do cliente

Ao colocar o produto no centro da estratégia de negócios, as empresas Product-First estão mais alinhadas com as necessidades e desejos dos clientes e, como consequência, tendem a ser também “Customer First”.

Isso significa que elas se dedicam a criar produtos que atendam às necessidades do mercado e que gerem satisfação para seus clientes.

2. Competitividade e inovação

Ao priorizar o desenvolvimento do produto, as empresas Product-First incentivam também a inovação.

Dessa forma, o produto tende a receber novas atualizações e funcionalidades com frequência, o que também mantém seu produto à frente da concorrência.

3. Menor risco de mercado

Você já ouviu aquele conselho “não crie um problema para um produto, crie um produto para um problema”?

Pois bem, optar por uma abordagem Product-First é quase que um compromisso em entregar uma solução para um problema real. A ideia é ouvir seus clientes e planejar o desenvolvimento do seu produto com base em feedbacks.

E, você já sabe, um produto de ponta não precisa de muita ajuda para ser vendido. Por isso, garantir que seu produto é bom e atende às necessidades dos seus clientes é fundamental – até mesmo para otimizar o seu ROI de Marketing.

5 dicas de como ser Product-First na prática

Ok, você quer entregar o melhor para seus clientes e com isso aumentar a fidelização, aumentando também seu LTV e potencialmente reduzindo seus custos de aquisição de clientes. 

Mas como fazer isso?

É importante saber que uma abordagem Product-First começa na cultura da empresa. Não adianta seu time de produto ser Product-First, e seu time de Marketing não estar seguindo a mesma abordagem.

Todo mundo tem que remar na mesma direção, combinado?

Vamos então para as 5 dicas de como implementar essa abordagem:

1. Entenda o mercado e os clientes 

O primeiro passo para criar um bom produto é entender o que o mercado precisa. Então abuse das pesquisas de mercado, análises de concorrentes e entrevistas com clientes (atuais e potenciais) para buscar insights valiosos.

Isso vale especialmente caso você ainda esteja nas primeiras etapas de formatação e lançamento de seu produto.

Seus “early adopters” te deram um voto grande de confiança para serem os primeiros a experimentar seu produto – pode ter certeza que eles adorarão ajudá-lo a construir melhorias.

2. Coloque realmente o produto em primeiro lugar 

Pode parecer óbvio, mas é importante destacar. O desenvolvimento do produto precisa ser a prioridade máxima da sua empresa.

Isso não significa que você nunca poderá dizer não ao time de produto. Mas que deve priorizar sempre aqueles projetos e melhorias que resultarão em uma evolução do produto, fazendo com que se torne ainda mais atrativo – e, com isso, poderá conquistar cada vez mais vendas.

3. Adote uma mentalidade ágil 

As metodologias ágeis são metodologias de gerenciamento de projetos importantíssimas para ganhar velocidade no desenvolvimento e lançamento de novas funcionalidades ou aprimoramento do produto.

Existem algumas abordagens diferentes, que podem ser adequadas para o que melhor funciona dentro da cultura e rotina da sua empresa, mas todas elas têm como pilares a disposição para experimentos, testes, aprendizagem e ajustes de rota.

Lembre-se de que a perfeição é um objetivo inalcançável e que é melhor lançar um produto funcional do que ficar com ele para sempre na prancheta.

4. Invista em tecnologia e automação 

Para garantir a qualidade e a escalabilidade do produto, é importante investir em tecnologia e automação. 

Ferramentas e processos automatizados podem ajudar a criar produtos de alta qualidade de maneira mais eficiente, reduzindo os erros humanos e aumentando também a produtividade da equipe.

5. Meça o sucesso do produto 

Medir o sucesso do produto é fundamental para entender se ele está realmente entregando o que seus clientes esperam. Afinal, o sucesso do produto terá impacto direto no ROI, na adoção do produto pelo mercado e também na sua geração de receita.

Por isso, estabeleça métricas claras e monitore constantemente os resultados para ajustar a estratégia do produto com base no feedback do cliente e nos resultados obtidos.

Essa medição pode ser feita com ferramentas que avaliam o uso do produto (como as CEPs) ou pesquisas diretas (como o NPS).

Mas esse papo sobre métricas é bem importante, então vamos dar um mergulho nas principais métricas que você deve acompanhar:

Principais métricas para uma empresa Product-First

Não tem como fugir, toda estratégia precisa ser baseada em dados. 

O que medir, depende muito do mercado, mas aqui estão algumas métricas importantes que toda a empresa Product-First deveria acompanhar:

  • Satisfação do cliente: A satisfação do cliente é uma métrica crucial para avaliar o sucesso do produto. Pesquisas de satisfação e análises de feedbacks são úteis para medir a experiência do usuário, avaliar o nível de satisfação e identificar oportunidades de melhoria;
  • Taxa de conversão da página de vendas: A taxa de conversão mede quantos usuários visitaram a página do produto e tomaram a ação desejada (seja ela uma conversão em formulário ou compra direta). É uma métrica importante para avaliar a eficácia da página de vendas e identificar áreas que precisam ser melhoradas;
  • Adoção do produto: A adoção do produto mede a taxa de utilização do produto pelos clientes. É uma métrica importante para avaliar o sucesso do produto e a satisfação do cliente. Se a adoção do produto for baixa, pode ser um sinal de que o produto não está atendendo às necessidades dos clientes;
  • Taxa de churn: A taxa de churn mede quantos clientes deixaram de usar o produto ou cancelaram a assinatura. É uma métrica importante para avaliar a eficácia do produto e a satisfação do cliente. Se a taxa de churn for alta, é um sinal de que algo precisa ser melhorado no produto;
  • Retorno sobre o investimento: O ROI mede o retorno financeiro que a empresa obteve com o investimento no produto. É uma métrica importante para avaliar o sucesso financeiro e justificar o investimento contínuo.

Através da avaliação das métricas e coleta de feedbacks, essas empresas priorizam a inovação, aprimorando continuamente seus produtos para manter-se competitivas no mercado.

Essa abordagem garante sua sustentabilidade, reforçando a fidelização de clientes e criando novos caminhos para aquisição.

Sua empresa é Product-First? Se ainda não é, espero que aproveite as dicas para começar a colocar em prática. Aproveita e comenta aqui se gostou do conteúdo 😉