Enquanto algumas organizações encontram obstáculos para se comunicar de forma adequada com seu público, outras conquistam o coração dos consumidores e criam legiões de defensores da marca. Por trás desse sucesso, na maior parte das vezes está uma cultura de inovação em Marketing.
A cultura de inovação é a espinha dorsal que estimula que as empresas utilizem métodos e ferramentas novas para comercializar seus produtos, buscando uma forma de ir mais longe com menos investimento.
Falando assim parece muito com um outro conceito que conhecemos: o growth hacking. E justificadamente, uma vez que podem ser interpretados como conceitos co-dependentes. Afinal, por trás de ações de growth hacking é fundamental que exista uma cultura de inovação.
Neste artigo vamos falar sobre o que é cultura de inovação, focando especialmente no âmbito de times de marketing, sua importância para as organizações e como desenvolvê-la de forma eficaz.
O que é cultura de inovação no marketing?
A cultura de inovação no marketing é um conjunto de valores, comportamentos e práticas que promovem a criatividade e a busca por soluções inovadoras dentro da área de marketing.
É uma abordagem que encoraja os colaboradores a pensarem de forma diferente, a gerarem novas ideias e a experimentarem estratégias inovadoras para alcançar os objetivos de marketing da empresa.
Para ter uma cultura de inovação, entretanto, é fundamental ter também um planejamento estratégico – estipulando onde se quer chegar –, além de uma execução de qualidade, com agilidade para se adaptar às mudanças do mercado.
A importância da cultura de inovação no marketing
A cultura de inovação no marketing desempenha um papel fundamental para o crescimento e o sucesso das empresas, permitindo que as organizações se destaquem da concorrência, conquistem e fidelizem um maior número de clientes, diferenciando-se no mercado ao compreender em tempo real as necessidades e desejos do seu público-alvo.
Essa visão que busca sempre a inovação no Marketing é essencial para não apenas acompanhas as transformações no comportamento do consumidor, mas também para buscar formas de conquistar resultados de forma mais eficiente – ou seja: com mais acertos, menos custo ou mais agilidade.
A velocidade na cultura de inovação
Se você já leu um pouco sobre Growth Hacking já deve estar associando o conceito de cultura da inovação com a rotina de testes exigidas por ações de Growth Hacking e pensando que só é possível fazer isso com uma equipe grande para rodar dezenas de testes todos os meses.
Isso não é necessariamente uma verdade.
A cultura da inovação está mais relacionada à disponibilidade de quebrar paradigmas, de assumir mudanças e corrigir o curso de uma estratégia.
Uma equipe que tem uma cultura de inovação sólida é capaz de pensar “fora da caixa” e propor soluções alternativas para o problema.
É claro que uma equipe grande e maior disponibilidade para realização de testes é bem vinda, mas não se desanime se essa ainda não for a realidade da sua empresa.
Como desenvolver uma cultura de inovação no marketing
Desenvolver uma cultura de inovação no marketing não é possível se a inovação não for parte da cultura da empresa como um todo. Então aqui estão algumas práticas que podem ajudar a promover a inovação no marketing e impulsionar o crescimento do seu negócio:
1. Incorpore a inovação na cultura da empresa
Uma cultura de inovação começa com a criação de um ambiente que valorize a criatividade e encoraje os colaboradores a compartilharem suas ideias.
Uma boa dica aqui é estabelecer um processo de feedback adequado para as sugestões e garantir que as boas propostas sejam implementadas, garantindo que as pessoas saibam quais sugestões estão mais alinhadas com os objetivos do negócio.
Existem algumas plataformas de inovação no mercado que ser utilizadas para facilitar a gestão das ideias e promover a colaboração entre os membros da equipe.
2. Estimule a autonomia das equipes
Para que a inovação seja realmente estimulada, é importante conceder autonomia às equipes envolvidas. Ao invés de microgerenciar e direcionar todas as ações da equipe, é mais eficaz estabelecer metas claras e permitir que os colaboradores escolham os caminhos adequados para alcançá-las.
No marketing, osso promove a fluidez e a velocidade no desenvolvimento de suas estratégias, além de um indicador para avaliação do sucesso das ações.
3. Invista em tecnologia
É comum, especialmente no marketing, que uma cultura de inovação esteja diretamente ligada ao uso de tecnologia – seja para indentificar oportunidades de testes, avaliar resultados ou mesmo usar novas ferramentas em busca dos resultados desejados.
Por isso, esteja preparado para investir em tecnologia.
Isso não significa que você precisa dar carta branca ao time. Estabeleça regras e alinhe suas expectativas com o time e avalie a prioridade e ROI potencial dos investimentos propostos.
4. Conheça o seu consumidor
Para aumentar suas chances de sucesso ao promover inovações, é fundamental conhecer em detalhes quem é o público que você busca atrair.
Para quem trabalha diretamente no time de Marketing, é ainda mais importante ficar por dentro das tendências de comportamento e notícias relevantes para seus clientes.
Esteja preparado também para fazer pesquisas e esteja presente onde seu consumidor está – por exemplo, nas redes sociais que ele mais utiliza no dia a dia.
5. Faça benchmarking
Acompanhe as ações dos seus concorrentes e busque inspiração em outras empresas que são referência no mercado. O benchmarking permite conhecer as melhores práticas, identificar oportunidades de melhoria e se manter atualizado com as tendências do setor.
Lembre-se de que o objetivo não é copiar ideias, mas sim aprender com os outros e adaptar as estratégias para a sua realidade.
6. Teste métodos comprovados e adicione o seu toque
Existem metodologias de inovação que podem ser testadas e adaptadas para a sua empresa, como Agile, Kanban e Scrum. As lideranças da empresa devem estar atentas a esses métodos, compreendendo seus fundamentos e encontrando formas de aplicá-los de maneira integrada à realidade da organização.
Vale lembrar que, apesar de serem métodos comprovados, eles podem precisar de adaptações para se encaixar à realidade da sua empresa. Então ao estudar esses métodos, esteja atento a elementos interessantes que podem ser replicados em sua operação – mesmo que a metodologia não possa ser utilizada na íntegra.
Uma última palavra sobre cultura de inovação
A cultura de inovação no marketing é essencial para impulsionar o crescimento e o sucesso dos negócios. Ela permite que as empresas se destaquem da concorrência, conquistem e fidelizem clientes, além de se diferenciarem no mercado.
Mas isso só é possível com um profundo entendimento sobre as necessidades de seu público, uma cultura empresarial que incentiva a inovação e a compreensão de que, muitas vezes, será necessário um investimento extra para viabilizar algumas ações inovadoreas.
Pode parecer um desafio e tanto, mas investir em uma cultura de inovação – especialmente no Marketing – pode ser extremamente positivo. Por isso, não deixe de estimular a criatividade e autonomia de seus times.