Com cada vez mais produtos SaaS presentes nosso dia a dia (a nível pessoal e profissional), a economia de recorência vem experimentando resultados bastante positivos.
Mas o que diferencia esse modelo de vendas dos demais? Além de fortalecer a cultura da inovação, a venda de Software as a Service permite uma previsibilidade de receita de fazer inveja em qualquer empresa.
Neste artigo vou falar sobre as principais vantagens do mercado SaaS, mas não sem antes trazer uma breve contextualização sobre suas definições. Vem comigo?
O que é o mercado SaaS?
O mercado SaaS é formado por empresas que comercializam e distribuem softwares e soluções tecnológicas como uma prestação de serviço e que, em sua maioria, possuem um sistema de cobrança recorrente.
A sigla SaaS vem do inglês, Software as a Service, que significa software como um serviço.
Outra característica das empresas SaaS é a forma como elas facilitaram o trabalho de seus consumidores e otimizaram uma série de processos.
Veja como exemplo pacote Office da Microsoft.
Antes, para ter acesso ao produto, o cliente precisava comprar uma licença e recebia, pelos correios, um CD para fazer as instalações na máquina.
Hoje, graças a evolução do mercado SaaS, é possível contratar e utilizar o software pela Internet, que armazena os dados em nuvem e realiza as atualizações de forma automática.
Como funciona o mercado SaaS?
O mercado SaaS funciona de forma totalmente online. A partir do pagamento da solução como serviço, o usuário já passa a ter acesso daquilo que adquiriu, sem a necessidade de se preocupar com instalações e renovações de licenças.
Um exemplo prático e presente no dia a dia das pessoas é a Netflix, que, a partir de um pagamento de mensalidade recorrente, permite que o usuário tenha acesso a um catálogo de filmes e séries assim que faz o login em sua conta.
Vantagens do mercado SaaS
Não é de hoje que o mercado de SaaS tem ganhado espaço no mundo dos negócios, e no Brasil isso não é diferente. Posicionado como um mercado atraente e rentável, o SaaS se tornou um dos principais investimentos de startups e empreendedores focados em inovação.
A previsibilidade de receita é, com certeza, um dos principais fatores que atraem investidores e empreendedores para esse mercado.
Isso acontece porque uma das principais características do mercado SaaS é justamente o formato de pagamento por meio de mensalidades. E é essa receita recorrente que traz certa segurança para que a empresa cresça de forma saudável e tenha mais chances de escalar.
Por outro lado, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em 2015, mostrou que, para que o mercado SaaS crescesse de forma responsável e segura, era necessário identificar e analisar melhor esse ecossistema e os nichos de mercado SaaS.
E é aí que enfrentamos um grande desafio: por se tratar de um mercado relativamente novo, ele nunca foi mapeado. Dessa forma, não há informações registradas ou suficientes para realizar essa análise aprofundada.
Mas esse é um desafio que hoje é possível ser superado. Afinal de contas, o mercado SaaS está em expansão e, tendo em vista os recentes desafios, muitas empresas precisaram adequar seus negócios e abraçaram esse modelo.
Sendo assim, temos à disposição um número maior de casos e registros. Que agora precisam ser mapeados, analisados e profundamente estudados.
E para você? O que podemos esperar do mercado SaaS nos próximos anos, ou melhor, nos próximos meses? Deixe aqui suas percepções e expectativas para esse modelo de negócios.