Funcionários vêm, funcionários vão. Esse movimento faz parte do dia-a-dia de qualquer negócio. Mas o que acontece quando sua empresa começa a perder talentos?
Na melhor das hipóteses, a alta rotatividade pode ser frustrante. Na pior das hipóteses, pode prejudicar seu crescimento e levar os clientes a se despedirem ao lado de sua melhor equipe.
É comum no mercado de tecnologia um grande turnover e, ao contrário do que muitos pensam, não se concentra apenas no time de produto e desenvolvedores.
No artigo de hoje, vamos ver como contratar uma agência de marketing pode ser fundamental para ajudar sua empresa a atingir as metas de crescimento de receita e reduzir o turnover de sua empresa.
O que é Turnover
Turnover, ou taxa de rotatividade de funcionários, é a medida do número de funcionários que deixam uma organização durante um período de tempo específico, normalmente um ano.
Embora uma organização geralmente meça o número total de funcionários que saem, a rotatividade também pode se aplicar a subcategorias dentro de uma organização, como departamentos individuais ou grupos demográficos.
Turnover voluntário
A rotatividade voluntária é qualquer instância em que um funcionário opta ativamente por sair.
Isso pode acontecer como resultado de melhores oportunidades de trabalho em outro lugar, conflito no local de trabalho, desengajamento e muito mais.
É importante considerar, também, que se você estiver calculando a rotatividade dentro de uma única equipe, ela não precisa significar funcionários que deixam a organização – apenas o grupo que você está analisando.
Turnover involuntário
A rotatividade involuntária ocorre quando um empregador opta por demitir um funcionário ou removê-lo do grupo avaliado, possivelmente devido a mau desempenho, comportamento tóxico ou outros motivos.
O Turnover é natural para qualquer organização. Embora a baixa rotatividade de funcionários seja a meta para a maioria das organizações, o que determina baixa ou alta rotatividade é como a rotatividade real se compara a uma taxa típica ou esperada, que pode mudar dependendo do setor, tipo de trabalho, tamanho da empresa, região e muito mais – e isso taxa é muito raramente zero.
Por exemplo, uma seguradora não deve basear sua análise de turnover na taxa de rotatividade esperada de um restaurante fast food e vice-versa.
Como calcular o Turnover
Antes de iniciar os cálculos da taxa de rotatividade de funcionários, você precisa decidir o período para o qual deseja calcular. Pode ser mensal, trimestral ou anual.
Veja como seu Turnover em três etapas simples:
1) Colete as informações necessárias
Para calcular a rotatividade de funcionários, você precisará coletar três informações.
Primeiro, o número de funcionários que sua organização tinha no início do período (por exemplo, ano).
Em segundo lugar, o número de funcionários que sua organização tinha no final do período.
E terceiro, o número de funcionários que deixaram sua organização durante o referido período.
Depois de coletar essas informações, passe para a próxima etapa.
2) Calcular o número médio de funcionários
Para calcular a taxa de rotatividade de funcionários, você precisa primeiro calcular o número médio de funcionários.
Aqui está a fórmula para calcular o número médio de funcionários:
média nº de funcionários = [(número de funcionários no início + número de funcionários no final)/2]
Por exemplo, digamos que sua organização tinha 42 funcionários no início do ano e 62 no final.
E 13 funcionários saíram no mesmo período. Para calcular o número médio de funcionários, basta somar 42 e 62 e dividir o total por dois.
Nº médio de funcionários = 62 + 42 / 2 = 52
3) Calcular a porcentagem
Em seguida, use seu número médio de funcionários para calcular sua taxa de rotatividade. Para fazer isso, divida o número de funcionários que saíram pelo número médio de funcionários.
Em seguida, multiplique essa resposta por 100 para obter a porcentagem da taxa de rotatividade.
Aqui está a fórmula para calcular a porcentagem da taxa de rotatividade:
Rotatividade anual = [(número de funcionários que saíram/número médio de funcionários)*100]
Seguindo o mesmo exemplo, divida 13 (o número de funcionários que saíram no período) por 52 (o número médio de funcionários) e multiplique esse número por 100.
Nesse exemplo, o turnover é de 25%.
Rotatividade anual (%) = (13 / 52) * 100 = 25%
A taxa de rotatividade não é apenas uma métrica. Você deve analisá-lo de diferentes ângulos para entender melhor as informações ocultas por trás desse número.
Quão alto ou baixo é o Turnover que você calculou depende exclusivamente do seu setor de atuação.
Por que é importante reduzir o Turnover
A rotatividade frequente de funcionários é uma forte indicação de que há problemas estruturais e culturais em andamento na sua empresa.
Se você não conseguir resolver esses problemas, inevitavelmente, a rotatividade afetará sua capacidade de escalar seus negócios e pode até afetar a maneira como seus clientes se sentem ao trabalhar com você.
É completamente normal perder grandes talentos aqui e ali? É claro! As pessoas crescem em suas carreiras e seguem em frente.
É quando você experimenta um êxodo em massa de funcionários em sua empresa ou um declínio geral na moral que você começa a ver os problemas maiores virem à tona, como o crescimento estagnado e a dificuldade em gerar receita.
O problema com o Turnover elevado é que você é constantemente forçado a procurar e substituir essas pessoas. Isso inclui toda a integração, treinamento e adaptação que se segue ao processo de entrada de um novo colaborador.
A contratação e integração de novos funcionários é demorada e cara, drenando recursos que você poderia colocar em outro lugar, por isso reduzir o Turnover é tão importante.
Como reduzir o turnover no Marketing
Você já deve saber que as pessoas não permanecem no emprego tanto tempo quanto antigamente. Este caso é particularmente notável nos times de Marketing.
Oportunidades para contratos de curto prazo, projetos freelance e uma grande oferta de vagas são fatores que contribuem para aumentar as taxas de rotatividade entre os profissionais da área.
Em busca de um maior desenvolvimento profissional e de aumentar sua remuneração, muitos dos profissionais de marketing estão sempre procurando o próximo grande desafio.
De acordo com o LinkedIn, as funções de marketing tiveram a maior taxa de rotatividade de qualquer função de trabalho em 17%. A taxa de rotatividade global é de apenas 11%.
O que poucas empresas percebem é que contratar uma agência de Marketing costuma ser uma forma muito eficaz de reduzir o turnover.
Além de permitir que sua empresa se concentre em seus pontos fortes e reduza os custos gerais, uma agência pode alivia a carga e pressão sobre o time interno, contribuindo para melhorar a satisfação dos colaboradores.
Sem contar que as agências de Marketing oferecem às organizações a oportunidade de ter uma força de trabalho que possui todas as habilidades, qualificações e experiência necessárias para executar as estratégias necessárias e guiar a empresa aos seus objetivos, sem arcar com os custos de contratar e reter esses profissionais.
Isso não quer dizer que a agência não sofrerá com a saída de profissionais também. Mas quer dizer que os custos de treinar e preparar esses profissionais não recairá sobre as suas costas, e que a estrutura da agência garantirá que suas estratégias não sejam prejudicadas.
Dessa forma, os recursos que você precisaria investir na substituição desses profissionais agora podem ser redirecionados e aplicados em ações de crescimento e geração de demanda.
Mas não adianta contratar qualquer agência, é muito importante que a escolha seja feita levando em consideração seus objetivos para que o resultado seja positivo.
Quer entender melhor a dinâmica entre empresa e agência? Fale com nosso consultor!
Espero que tenha gostado do artigo! Não deixe de comentar o que achou aqui embaixo e aproveite para me contar como anda o turnover por aí!