O marketing sempre foi uma área em constante evolução, e com a chegada da era digital, novas estratégias surgiram para garantir o sucesso das empresas. Uma dessas estratégias é o Growth Marketing, que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado.
O Growth Marketing é uma abordagem que busca o crescimento acelerado de uma empresa, por meio de estratégias que são testadas e ajustadas constantemente.
Diferente do marketing tradicional, que pode levar meses ou até anos para mostrar resultados, essa abordagem tem como objetivo gerar resultados rápidos e eficientes.
Mas por que você deveria investir em Growth Marketing? Neste artigo, vamos apresentar algumas das principais razões.
O que é Growth Marketing?
Growth Marketing é uma abordagem de marketing que se concentra na aquisição, retenção e crescimento de clientes de forma escalável e sustentável.
A ideia é criar um processo sistemático e replicável que possa ser usado para aumentar o número de clientes e/ou aumentar o valor que cada cliente traz para a empresa.
Uma abordagem de Growth Marketing usa dados, análises e experimentação para encontrar maneiras de “hackear o crescimento” em diversos canais.
Ou seja, se concentra em uma rotina de testes e avaliações, que busca uma otimização do ROI ao encontrar estratégias que causem saltos de crescimento.
Dentre os principais benefícios do Growth Marketing, podemos citar:
Geração de resultados rápidos
Já deu para perceber que o Growth Marketing tem como objetivo gerar resultados rápidos e eficientes, né?
Isso é possível graças ao uso de ferramentas de análise de dados, que permitem identificar quais estratégias estão funcionando e quais precisam ser ajustadas.
Com isso, é possível testar diferentes abordagens em um curto período de tempo e encontrar aquela que gera os melhores resultados. Isso é especialmente importante para empresas que precisam crescer rapidamente, como startups.
Abordagem Customer First
Boas estratégias de crescimento são aquelas que favorecem o usuário. Por isso, Growth Marketing tem como foco principal o cliente.
Isso significa que todas as estratégias são desenvolvidas pensando em como atender melhor às necessidades dos clientes, gerando uma boa experiência e, consequentemente, gerar mais conversões.
Essa abordagem é muito importante, já que os clientes são os responsáveis pelo sucesso de uma empresa e, ao entender suas necessidades e expectativas, é possível oferecer um produto ou serviço que realmente gere valor para eles.
Melhora a eficiência das ações
O Growth Marketing é uma abordagem muito eficiente para a otimização de estratégias de Marketing.
Ao adotar uma perspectiva Data Driven, fica fácil identificar pontos fortes e fracos da sua estratégia, e realizar ajustes para melhorar sua eficácia.
Além disso, o Growth Marketing também incentiva a busca da automatização de processos, permitindo que os profissionais de Marketing se concentrem em atividades mais estratégicas.
Aumenta a competitividade
O mercado está cada vez mais competitivo, e as empresas que não conseguem acompanhar as mudanças acabam perdendo espaço para a concorrência.
Nesse sentido, o Growth Marketing é uma grande força, que estimula as empresas a buscarem pontos de melhorias; o que, por sua vez, ajuda-as a manterem-se competitivas.
Ao adotar essa abordagem que ativamente busca por formas de melhorar seu posicionamento e comunicação, as empresas conseguem se destacar no mercado, atraindo mais clientes e gerando mais conversões.
Quais são os componentes principais de uma estratégia de Growth Marketing?
Já deu para perceber que uma estratégia de Growth Marketing envolve uma abordagem 360º para o crescimento do negócio, combinando marketing, análise de dados e desenvolvimento de produtos, né?
Então, vamos ver alguns dos componentes principais dessa estratégia:
- Definição de metas e métricas: é importante definir metas claras e quais serão as métricas utilizadas para monitorar o desempenho de cada teste;
- Conhecimento das Personas: compreender quem são suas Personas é fundamental para pensar em testes e estratégias direcionadas e estratégicas;
- Desenvolvimento de uma proposta de valor única: uma proposta de valor única é a base para qualquer estratégia de marketing bem-sucedida. Ela descreve o que torna o seu produto único e valioso para suas Personas;
- Testes A/B: testes A/B são uma das formas de teste amplamente utilizados em uma estratégia de Growth Marketing;
- Otimização de conversão (CRO): a otimização de conversão (CRO) é uma abordagem que busca a melhoria da taxa de conversão de determinado elemento;
- Automação de marketing: a automação de marketing permite que você personalize a experiência do cliente e automatize processos para economizar tempo e recursos;
- Análise de dados: a análise de dados é fundamental para identificar tendências, medir o desempenho e informar a tomada de decisões estratégicas;
- Experimentação constante: experimentar continuamente com novas ideias e abordagens é fundamental para uma estratégia de Growth Marketing bem-sucedida.
As métricas mais populares no Growth Marketing
As métricas de Growth Marketing podem variar de acordo com o objetivo específico de cada campanha ou estratégia de crescimento, mas algumas métricas populares são:
- Taxa de conversão: medida que indica quantas pessoas realizaram a ação desejada, como preencher um formulário ou fazer uma compra;
- Custo por aquisição (CAC): o quanto a empresa gasta para adquirir um novo cliente;
- Retorno sobre o investimento (ROI): a relação entre o valor investido em uma campanha e o retorno financeiro gerado por ela;
- Taxa de abertura e clique em emails: métricas importantes para avaliar o desempenho de campanhas de email marketing;
- Tempo de vida do cliente (LTV): estimativa de quanto tempo um cliente deve permanecer ativo e gerar receita para a empresa.
- Taxa de churn: percentual de clientes que deixam de utilizar ou cancelam um serviço em um determinado período de tempo.
- Número de usuários ativos: quantos usuários estão utilizando o produto ou serviço em um período de tempo determinado.
- Taxa de retenção: medida que indica quantos usuários permanecem utilizando o produto ou serviço após um determinado período de tempo.
Como implementar uma estratégia de Growth Marketing?
Implementar o Growth Marketing pode ser um processo desafiador, especialmente porque ele exige uma mudança também na cultura. Para te ajudar nessa transição, quero te deixar uma sugestão de passo a passo:
1) Entenda as diferenças e benefícios
É importante que todo o time de Marketing compreenda o que o Growth Marketing traz.
Talvez esse time esteja acostumado a uma abordagem mais tradicional do Marketing, de buscar o crescimento constante e linear, enquanto o Growth Marketing pede uma busca de saltos de crescimento.
Portanto, ter essa percepção clara ajudará no engajamento do time e aumenta suas chances de sucesso.
2) Defina metas de crescimento
Sem um ponto de destino é impossível definir qual caminho seguir, ou mesmo qual meio de transporte usar.
Portanto, para nortear a escolha de hipóteses que serão testadas, é fundamental que a empresa tenha claro quais são as metas de crescimento que deseja alcançar, de forma SMART:
- Específica
- Mensurável
- Acionável
- Realista
- Com limite de tempo
Essas metas devem ser claras para que possam ser acompanhadas ao longo do tempo e para oferecer um parâmetro de avaliação de resultados.
3) Estude suas Personas e seu ICP
Para o Growth Marketing, é importante conhecer suas Personas e o ICP, o perfil exato de cliente que a empresa deseja alcançar.
Isso pode ser feito através de pesquisas de mercado e análise de dados de clientes existentes e é fundamental para direcionar não apenas os testes que serão aplicados, mas toda a sua estratégia e abordagem.
4) Implemente uma rotina de testes
O Growth Marketing envolve a experimentação constante para identificar o que funciona e o que não funciona.
Então, você deve buscar implementar testes (A/B ou outras metodologias) em suas ações de Marketing para identificar o que gera melhores resultados.
Mas, quando se trata de criar uma rotina, é importante que você considere o que funciona para o seu time.
Com um time grande, é provável que você consiga rolar vários testes simultaneamente, em diferentes pontos de contato. E, com um alto volume de visitantes ou Leads, será possível tirar um aprendizado dos resultados com bastante rapidez.
Agora, com uma operação reduzida de Marketing, talvez você só consiga aplicar um ou dois testes por mês. O segredo aqui é buscar a constância – não adianta começar 15 testes em uma semana e nunca mais conseguir seguir com novos testes.
4) Analise os resultados
Fazer testes sem analisar os resultados é a mesma coisa que não fazer testes.
Por isso, na hora de definir sua rotina de testes, você deve levar em consideração a avaliação de resultados para analisar os dados e identificar o que está funcionando ou não, e gerar insights para novos testes.
Isso permite que a empresa otimize suas campanhas de marketing para maximizar o retorno sobre o investimento.
5) Invista em tecnologia
Para o Growth Marketing, é importante investir em tecnologia que possa ajudar a empresa a analisar dados, segmentar clientes e executar campanhas de marketing eficazes – fazer isso manualmente é possível, mas em determinado momento se tornará inviável.
Isso pode incluir ferramentas de automação de marketing, análise de dados avançada e ferramentas de gerenciamento de campanhas.
Mas não se desespere! Comece sua rotina de testes e vá avaliando com o tempo quais ferramentas serão necessárias.
6) Incentive a colaboração de outros setores
Como de costume, fica aqui o lembrete de que o time de Marketing não deve trabalhar sozinho!
Incluir os times de Vendas, Produto, Web Analytics pode ser incrivelmente vantajoso para oferecer novas perspectivas e levar seu Growth Marketing para um novo nível, garantindo que ele esteja alinhado com os objetivos da empresa e seja vantajoso para todos.
Uma última palavra sobre Growth Marketing
Espero que, depois dessa leitura, você tenha informações suficientes para pelo menos ficar com aquela pulga atrás da orelha sobre o Growth Marketing!
Mas, claro, ainda tem muito a ser falado sobre esse tema, então quero pedir sua ajuda para melhorar este artigo!
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