Você pode ter um produto de qualidade, um excelente time de vendas e, ainda assim, não conseguir atingir os resultados traçados. E esse é um dos alertas de que você não sabe com quem está falando. 

Não dá para pensar em estratégias de Marketing sem conhecer com precisão o seu público

É por isso que a construção da Persona é fundamental para um negócio. A Persona é a representação do cliente ideal da sua empresa, através de um personagem semi-fictício. Ela não é generalista, é rica em detalhes e descreve com clareza com quem você está falando. 

Muitas empresas acabam não reconhecendo as suas Personas e trabalham apenas com a ideia de público-alvo, que traz dados menos profundos em relação à Persona. 

Saber que o seu cliente tem em torno de 30 a 40 anos e mora em Florianópolis é bom? É! Mas é muito melhor saber que ele possui 33 anos, mora no bairro X, é formado em Contabilidade, tem 2 filhos e costuma se interessar por assuntos Y.

Ter informações como essas não só direciona melhor as suas estratégias, como também vai fazer com que você não perca tempo e dinheiro em decisões baseadas em informações equivocadas dos seus clientes. 

Hoje, quero te mostrar duas diferentes classificações de Personas que vão te ajudar a ter mais clareza em suas ações: a Buyer e User Persona.

O que é Buyer Persona?

Se você já pensou no seu Planejamento de Marketing Digital, certamente já fez um Estudo de Persona. Geralmente, quando falamos simplesmente “Persona”, estamos nos referindo à Buyer Persona. Ou seja, aquele perfil que de fato efetua a compra do seu produto ou serviço, o perfil decisor.

Então, ao traçar o perfil da sua Buyer Persona, é importante levar em conta as características, gostos, objetivos e dores de quem realmente toma a decisão entre comprar da sua empresa ou do seu concorrente. 

Digamos que você venda um software de gestão de projetos, uma de suas Buyer Personas poderia ser a seguinte:

Vitória, uma mulher de 37 anos, formada em Administração, curiosa, gosta de ler blogs de tecnologia. É CEO de uma agência e sua equipe que está em crescimento acelerado. Ela é muito organizada, mas com a rápida expansão do time, acaba sentindo que algumas tarefas estão se perdendo, o que atrapalha a entrega de valor aos seus clientes.

Aqui eu trouxe um exemplo sucinto, mas você pode construir um perfil ainda mais rico em detalhes. Vale trazer fatores emocionais, ambições e vivência pessoal da Persona também

O que é User Persona?

Mas e a User Persona? Qual o papel dela nisso tudo? 

O conceito de User Persona é muito comum principalmente quando falamos de produtos ou serviços B2B, uma vez que o processo de tomada de decisão em empresas acaba passando por vários níveis hierárquicos.

A User Persona é aquela que vai utilizar o seu produto. Ela não tem tanto poder de decisão como a Buyer, mas tem influência na escolha, pois em muitos momentos é ela quem irá identificar problemas ou oportunidades e levar a questão para os perfis decisores.

Por isso, se seu negócio possui essa distinção entre Persona influenciadora e decisora, é fundamental lembrar da User Persona ao traçar suas estratégias de Inbound Marketing.

Outro ponto importante é que, além de influenciar na decisão, é ela quem irá usar o seu produto ou serviço. Ou seja, é ela que deve ser encantada pela sua solução, e são as suas dúvidas e objeções que você deve resolver. 

Vejamos um exemplo de User Persona: 

Carlos, 33 anos, gestor de atendimento de uma agência, formado em Administração. Com o crescimento da equipe, ele vem enfrentado dificuldades para manter o controle das entregas e retrabalhos.Como a empresa não possui um sistema, muitos procedimentos só existem no imaginário, o que acaba atrapalhando o processo de gerenciamento e, por vezes, fazendo com que ele perca mais tempo tentando entender do que executando. 

Cenário similar com a da Buyer Persona, não é? Mas você consegue notar as diferenças? 

A Vitória possuía um problema de gestão de equipe, mas o Carlos experimenta isso na prática. E não conseguir acompanhar as entregas do time faz com que a empresa toda sofra problemas com falta de produtividade e informações incertas.

Quando falar com cada uma delas?

Durante o processo de estudar e traçar o perfil de cada uma das suas Personas, será possível identificar qual o grau de influência que sua User Persona tem na decisão de compra. 

Essa informação será muito importante para fazer o planejamento do seu conteúdo.

De modo geral, podemos dizer que os conteúdos de Topo de Funil tendem a ser direcionados para a User Persona (que chegará até sua empresa por eles), enquanto os conteúdos Fundo de Funil se concentram em falar com a sua Buyer Persona (afinal, você precisa convencê-la dos ganhos que terá ao adotar sua solução).

Mas e o Meio de Funil?

O Meio de Funil fica responsável pelo meio de campo, falando com ambas e abordando as dores dos dois lados, deixando claro que a solução beneficia ambos.

Claro, essa é uma generalização. Pode ser que no seu caso a Buyer Persona entre no processo antes ou depois. Por isso é importante prestar atenção às informações coletadas durante o estudo de persona.

A importância de criar a Buyer Persona e User Persona da sua empresa

Não basta saber as características de ambas as personas, você precisa compreender qual a importância delas para a sua empresa. 

Caso contrário, você vai terminar de ler este artigo, achar muito bacana, mas não aplicar o conhecimento. E tudo o que eu mais quero é que você aplique! 

O trabalho de reconhecimento e construção da Buyer e User Persona é importante para que você saiba com quem está falando. Elas vão determinar todas as suas estratégias. 

Quando você conhece ambas, sabe qual tom de voz utilizar, quais respostas dar e o momento ideal para conversar com cada uma delas. 

Além disso, financeiramente você também tem vantagens, pois não correrá o risco de investir em ações que não atingem suas Personas. E, consequentemente, será mais assertivo nas estratégias de marketing digital, o que significa mais oportunidades para gerar vendas para o seu negócio. 

A definição de Personas ajudará o seu time de marketing a não perder tempo com Leads que não são qualificados e depositar seus esforços no lugar certo. 

De nada adianta falar para quem não quer ouvir ou até mesmo para quem não está interessado. E é isso que acontece quando você se baseia apenas no feeling, sem base de dados que comprovem por A + B qual a melhor estratégia a adotar. 

Lembre-se: falar para quem quer ouvir, vender para quem quer comprar, isso te poupa tempo, energia e dinheiro! 

E se você ainda tem alguma dúvida ou até mesmo uma dica sobre User e Buyer Persona, deixe seu comentário!