A metodologia Lean Startup pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa, desde pequenas startups até grandes empresas e tem como objetivo acelerar o processo de criação e desenvolvimento de um produto, reduzindo o risco de fracasso.

Essa é uma forma de pensar o desenvolvimento de produtos e traçar os objetivos da sua empresa de uma forma mais eficiente, economizando tempo e dinheiro.

Parece promissor, né? Então vem comigo que vou te explicar melhor a metodologia e como aplicar no seu negócio!

O que é metodologia “Lean Startup”

Lean Startup, ou startup enxuta, é uma metodologia usada para desenvolver produtos e negócios em um curto período de tempo, o que permite determinar rapidamente se seu modelo de negócios é viável.

Apesar de ser bem popular no meio das startups, não confunda as coisas! Ela foi desenvolvida com novos negócios digitais inovadores e empreendedores em mente, mas suas aplicações transcendem esse nicho e podem ser aplicadas até mesmo para grandes corporações.

Ao implementar, a empresa  se concentra no desenvolvimento de um produto ao mesmo tempo em que obtém feedback do cliente, o que geralmente envolve o lançamento de um produto mínimo viável (MVP) para o mercado ou um pequeno subconjunto de seus clientes.

A origem da metodologia Lean Startup

Embora o primeiro movimento de abordagem Lean tenha começado no Japão na década de 1950, se falarmos sobre a abordagem de Lean Startup hoje, dois nomes vêm à mente: Steve Blank e Eric Ries.

Steve Blank começou a entender o mundo das startups de hoje, procurando descobrir padrões que contribuíssem para o sucesso, e publicou suas descobertas em seus livros: 4-Steps to Epiphany” e “The Startup Owner’s Manual“.

Mais tarde, Eric Ries, um dos alunos de Steve Blank aplicou as mesmas descobertas à sua própria startup e, quando atingiu seus objetivos com a metodologia, escreveu o livro “The Lean Startup: Como os empreendedores de hoje usam a inovação contínua para criar negócios radicalmente bem-sucedidos“.

O objetivo da metodologia Lean

O objetivo da Lean Startup é livrar-se do desperdício durante os estágios iniciais de uma empresa, o que proporciona uma maior possibilidade de sucesso a longo prazo. 

Ao usar a metodologia de Startup Enxuta, é possível que empresas em estágio inicial obtenham sucesso sem exigir grandes quantias de financiamento, planos de negócios abrangentes ou um produto impecável.

O objetivo final é agilizar a jornada de desenvolvimento de produtos para trazer uma grande ideia ao mercado com sucesso. 

Princípios da Metodologia Lean Startup

Defendido por Eric Ries, o conceito de Lean Startup é basicamente uma nova maneira de desenvolver um produto inovador que enfatiza uma visão ampla, um entendimento profundo do cliente e uma interação rápida, tudo ao mesmo tempo!

Dito isso, é possível entender melhor os 5 princípios sobre os quais ela é construída:

  1. Empreendedores estão em toda parte;
  2. Empreendedorismo é gestão;
  3. Aprendizado validado;
  4. Contabilidade de inovação;
  5. Construir, medir e aprender.

Vamos entender um pouco mais sobre eles? Olha só:

1. Os empreendedores estão em toda parte

A metodologia pode ser utilizada por qualquer empresa, independente do tamanho.

2. Empreendedorismo é gestão

Sua empresa não pode ser resumida a apenas um produto, por isso ainda precisa estabelecer regras de gestão. No entanto, essa não é uma gestão tradicional – ela se ajusta à natureza específica e estimula sua equipe a experimentar.

3. Aprendizado validado 

O objetivo da metodologia é construir um negócio (ou produto) sustentável. E isso pode ser alcançado executando testes e aprendendo com base em seus resultados e feedbacks de seus clientes.

4. Contabilidade de inovação 

Contabilidade faz parte de qualquer negócio, mas não estamos falando aqui sobre o seu balanço financeiro. Na metodologia Lean Startup é fundamental configurar KPIs, medir o progresso e métricas centradas no cliente. 

Todos esses dados trabalham juntos para introduzir uma nova maneira de como o desenvolvimento de produtos deve ser feito.

5. Construir, medir, aprender

Esse é o princípio mais importante, a espinha dorsal da metodologia. 

Fornecer aos clientes um produto para teste, medir como eles respondem, aprender com base no feedback e decidir se continua com a mesma ideia, pivotar ou abandonar o projeto.

A Lean Startup nada mais é do que fazer experimentos constantemente para reduzir riscos, usar descobertas concretas para evitar possíveis contratempos e interagir com potenciais clientes de maneira constante para entender melhor suas necessidades.

Simplificando, a metodologia privilegia dados concretos em detrimento de suposições, testes antes da implementação completa e seus clientes em potencial antes do plano de negócios.

E a melhor parte? Ela possibilita fazer tudo isso sem concluir o produto final.

Deu para perceber por que construir, medir e aprender são tão importantes, né?

E este ciclo simples está no centro da metodologia, por isso vamos dar uma olhada neles mais detalhadamente:

Como construir um Produto Mínimo viável

O começo de tudo na metodologia Lean é a criação e lançamento de um MVP, o produto mínimo viável.

Em essência, ele é uma versão inicial de um novo produto que será lançado para o público e que fornecerá informações valiosas para sua empresa. 

Mas, claro, existem alguns requisitos para um MVP. Ele não pode ser lançado cedo demais, e precisa ter recursos suficientes para que os clientes consigam ter uma percepção de valor. 

Portanto, antes de um MVP ser liberado para teste, as seguintes condições devem ser verificadas:

  • Um MVP não deve ter muitas funcionalidades, sendo limitado apenas aos recursos cruciais, que facilitarão uma curva de aprendizado da experiência do usuário;
  • Para obter feedbacks reais, um MVP não deve ser um produto de qualidade inferior do que será o seu produto final. Ele deve ser satisfatório para os clientes e atender às suas necessidades;
  • O grupo de teste não deve ser muito grande. Para isso, selecione os seus clientes-alvo com cuidado

Como avaliar os resultados do MVP

Uma vez que o MVP já está “na rua”, você precisará avaliar os resultados e extrair todos os insights. 

Para isso, é fundamental determinar quais métricas serão avaliadas (KPIs), identificando também as ferramentas ideais de medição – e, além disso, é importante determinar uma rotina de entrevistas com seus usuários.

Assim, as métricas trarão uma avaliação fria e quantitativa de como seu produto está sendo recebido; enquanto os feedbacks contribuirão com uma análise qualitativa, e com a possibilidade de entender mais facilmente como atender às expectativas de seus clientes.

Ao obter dados sobre o uso de seu produto mínimo viável, você pode começar a aprender com esses dados para evoluir o produto, construir o roadmap do desenvolvimento e traçar os próximos objetivos da sua empresa.

Se apenas os resultados dos testes de MVP forem usados ​​de forma eficaz, um novo produto tem uma chance real de atender às necessidades dos clientes e de ser bem-sucedido no mercado.

As vantagens da metodologia Lean

A metodologia da Startup Enxuta pode ajudar porque se concentra na redução de três grandes riscos que toda empresa enfrenta: risco do produto, risco do cliente e risco do modelo de negócio. 

Essa abordagem minimiza a imprevisibilidade do lançamento no mercado e direciona sua empresa para a criação de serviços mais flexíveis e inovadores.

Ao mostrar seu MVP para os primeiros usuários, você poderá coletar dados sobre o que os clientes realmente desejam. Você pode usar esse feedback e decidir se deseja criar, ajustar ou dinamizar o produto.

Basicamente, ao lançar uma versão inicial do seu produto, você terá a chance de ver como os clientes respondem a ele.

Ao adaptar, mudar e reimaginar constantemente seu modelo de negócios, você aumenta as chances de criar um produto pelo qual os clientes estarão dispostos a pagar, já que o aprendizado validado ajuda a otimizar seu modelo de negócios e garante que esteja indo na direção certa. 

Em poucas palavras, a metodologia Lean Startup ajudará você a estabelecer uma estratégia que aumentará as chances de construir um modelo de negócios bem-sucedido e sustentável.

Agora me diz, você já conhecia essa metodologia? O que achou do artigo? Comenta aqui e aproveita para compartilhar esse conteúdo 😉