A metodologia Lean Startup pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa, desde pequenas startups até grandes empresas e tem como objetivo acelerar o processo de criação e desenvolvimento de um produto, reduzindo o risco de fracasso.
Essa é uma forma de pensar o desenvolvimento de produtos e traçar os objetivos da sua empresa de uma forma mais eficiente, economizando tempo e dinheiro.
Parece promissor, né? Então vem comigo que vou te explicar melhor a metodologia e como aplicar no seu negócio!
O que é metodologia “Lean Startup”
Lean Startup, ou startup enxuta, é uma metodologia usada para desenvolver produtos e negócios em um curto período de tempo, o que permite determinar rapidamente se seu modelo de negócios é viável.
Apesar de ser bem popular no meio das startups, não confunda as coisas! Ela foi desenvolvida com novos negócios digitais inovadores e empreendedores em mente, mas suas aplicações transcendem esse nicho e podem ser aplicadas até mesmo para grandes corporações.
Ao implementar, a empresa se concentra no desenvolvimento de um produto ao mesmo tempo em que obtém feedback do cliente, o que geralmente envolve o lançamento de um produto mínimo viável (MVP) para o mercado ou um pequeno subconjunto de seus clientes.
A origem da metodologia Lean Startup
Embora o primeiro movimento de abordagem Lean tenha começado no Japão na década de 1950, se falarmos sobre a abordagem de Lean Startup hoje, dois nomes vêm à mente: Steve Blank e Eric Ries.
Steve Blank começou a entender o mundo das startups de hoje, procurando descobrir padrões que contribuíssem para o sucesso, e publicou suas descobertas em seus livros: “4-Steps to Epiphany” e “The Startup Owner’s Manual“.
Mais tarde, Eric Ries, um dos alunos de Steve Blank aplicou as mesmas descobertas à sua própria startup e, quando atingiu seus objetivos com a metodologia, escreveu o livro “The Lean Startup: Como os empreendedores de hoje usam a inovação contínua para criar negócios radicalmente bem-sucedidos“.
O objetivo da metodologia Lean
O objetivo da Lean Startup é livrar-se do desperdício durante os estágios iniciais de uma empresa, o que proporciona uma maior possibilidade de sucesso a longo prazo.
Ao usar a metodologia de Startup Enxuta, é possível que empresas em estágio inicial obtenham sucesso sem exigir grandes quantias de financiamento, planos de negócios abrangentes ou um produto impecável.
O objetivo final é agilizar a jornada de desenvolvimento de produtos para trazer uma grande ideia ao mercado com sucesso.
Princípios da Metodologia Lean Startup
Defendido por Eric Ries, o conceito de Lean Startup é basicamente uma nova maneira de desenvolver um produto inovador que enfatiza uma visão ampla, um entendimento profundo do cliente e uma interação rápida, tudo ao mesmo tempo!
Dito isso, é possível entender melhor os 5 princípios sobre os quais ela é construída:
- Empreendedores estão em toda parte;
- Empreendedorismo é gestão;
- Aprendizado validado;
- Contabilidade de inovação;
- Construir, medir e aprender.
Vamos entender um pouco mais sobre eles? Olha só:
1. Os empreendedores estão em toda parte
A metodologia pode ser utilizada por qualquer empresa, independente do tamanho.
2. Empreendedorismo é gestão
Sua empresa não pode ser resumida a apenas um produto, por isso ainda precisa estabelecer regras de gestão. No entanto, essa não é uma gestão tradicional – ela se ajusta à natureza específica e estimula sua equipe a experimentar.
3. Aprendizado validado
O objetivo da metodologia é construir um negócio (ou produto) sustentável. E isso pode ser alcançado executando testes e aprendendo com base em seus resultados e feedbacks de seus clientes.
4. Contabilidade de inovação
Contabilidade faz parte de qualquer negócio, mas não estamos falando aqui sobre o seu balanço financeiro. Na metodologia Lean Startup é fundamental configurar KPIs, medir o progresso e métricas centradas no cliente.
Todos esses dados trabalham juntos para introduzir uma nova maneira de como o desenvolvimento de produtos deve ser feito.
5. Construir, medir, aprender
Esse é o princípio mais importante, a espinha dorsal da metodologia.
Fornecer aos clientes um produto para teste, medir como eles respondem, aprender com base no feedback e decidir se continua com a mesma ideia, pivotar ou abandonar o projeto.
A Lean Startup nada mais é do que fazer experimentos constantemente para reduzir riscos, usar descobertas concretas para evitar possíveis contratempos e interagir com potenciais clientes de maneira constante para entender melhor suas necessidades.
Simplificando, a metodologia privilegia dados concretos em detrimento de suposições, testes antes da implementação completa e seus clientes em potencial antes do plano de negócios.
E a melhor parte? Ela possibilita fazer tudo isso sem concluir o produto final.
Deu para perceber por que construir, medir e aprender são tão importantes, né?
E este ciclo simples está no centro da metodologia, por isso vamos dar uma olhada neles mais detalhadamente:
Como construir um Produto Mínimo viável
O começo de tudo na metodologia Lean é a criação e lançamento de um MVP, o produto mínimo viável.
Em essência, ele é uma versão inicial de um novo produto que será lançado para o público e que fornecerá informações valiosas para sua empresa.
Mas, claro, existem alguns requisitos para um MVP. Ele não pode ser lançado cedo demais, e precisa ter recursos suficientes para que os clientes consigam ter uma percepção de valor.
Portanto, antes de um MVP ser liberado para teste, as seguintes condições devem ser verificadas:
- Um MVP não deve ter muitas funcionalidades, sendo limitado apenas aos recursos cruciais, que facilitarão uma curva de aprendizado da experiência do usuário;
- Para obter feedbacks reais, um MVP não deve ser um produto de qualidade inferior do que será o seu produto final. Ele deve ser satisfatório para os clientes e atender às suas necessidades;
- O grupo de teste não deve ser muito grande. Para isso, selecione os seus clientes-alvo com cuidado
Como avaliar os resultados do MVP
Uma vez que o MVP já está “na rua”, você precisará avaliar os resultados e extrair todos os insights.
Para isso, é fundamental determinar quais métricas serão avaliadas (KPIs), identificando também as ferramentas ideais de medição – e, além disso, é importante determinar uma rotina de entrevistas com seus usuários.
Assim, as métricas trarão uma avaliação fria e quantitativa de como seu produto está sendo recebido; enquanto os feedbacks contribuirão com uma análise qualitativa, e com a possibilidade de entender mais facilmente como atender às expectativas de seus clientes.
Ao obter dados sobre o uso de seu produto mínimo viável, você pode começar a aprender com esses dados para evoluir o produto, construir o roadmap do desenvolvimento e traçar os próximos objetivos da sua empresa.
Se apenas os resultados dos testes de MVP forem usados de forma eficaz, um novo produto tem uma chance real de atender às necessidades dos clientes e de ser bem-sucedido no mercado.
As vantagens da metodologia Lean
A metodologia da Startup Enxuta pode ajudar porque se concentra na redução de três grandes riscos que toda empresa enfrenta: risco do produto, risco do cliente e risco do modelo de negócio.
Essa abordagem minimiza a imprevisibilidade do lançamento no mercado e direciona sua empresa para a criação de serviços mais flexíveis e inovadores.
Ao mostrar seu MVP para os primeiros usuários, você poderá coletar dados sobre o que os clientes realmente desejam. Você pode usar esse feedback e decidir se deseja criar, ajustar ou dinamizar o produto.
Basicamente, ao lançar uma versão inicial do seu produto, você terá a chance de ver como os clientes respondem a ele.
Ao adaptar, mudar e reimaginar constantemente seu modelo de negócios, você aumenta as chances de criar um produto pelo qual os clientes estarão dispostos a pagar, já que o aprendizado validado ajuda a otimizar seu modelo de negócios e garante que esteja indo na direção certa.
Em poucas palavras, a metodologia Lean Startup ajudará você a estabelecer uma estratégia que aumentará as chances de construir um modelo de negócios bem-sucedido e sustentável.
Agora me diz, você já conhecia essa metodologia? O que achou do artigo? Comenta aqui e aproveita para compartilhar esse conteúdo 😉