O modelo de negócios baseado nas recorrências está se tornando cada vez mais popular. Depois do boom dos Software as a Service (SaaS), passamos a encarar o consumo com outros olhos, buscando viabilizar o “as a Service” para tudo que for possível.

Daí surgiu o acrônimo “XaaS”, sigla para “Everything as a Service”, que reúne em um só termo todos os tipos de produtos que baseiam seu modelo de negócios em oferecer produtos como um serviço.

Neste artigo vou entrar em detalhes para descrever o que exatamente torna esse modelo de cobrança recorrente tão atrativo. Vamos lá?

O que é Everything as a Service (XaaS)?

XaaS é um acrônimo para “Anything as a Service” ou “Everything as a Service”. Tem origem na utilização da letra “x” para representar um valor variável ou oculto, que pode ser substituído por diferentes opções.

Dessa forma, o termo XaaS abrange todas as possibilidades desse modelo de negócios: de serviços de comunicação, a produtos tecnológicos, passando inclusive por serviços administrativos.

O que torna esse modelo tão popular é, acima de tudo, a facilidade de contratação e cancelamento. Mas, se focarmos especificamente nos XaaS do ramo da tecnologia, podemos ir além.

Quando falamos de produtos tecnológicos as a Service, estamos falando de produtos que utilizam a nuvem, estão muito mais acessíveis e também muito mais seguros, além de permitirem atualizações simplificadas. Tudo isso os torna cada vez mais atrativos ao mercado.

As vantagens do modelo “as a Service”

Softwares, infraestruturas, serviços de consultoria… Hoje em dia não há limites para o que pode ser oferecido no modelo as a Service

E isso acontece por conta das inúmeras vantagens que o modelo oferece. Vamos dar uma olhada em quais são elas?

1. Geração de receita recorrente

O modelo XaaS permite que as empresas criem um fluxo de receita previsível e estável, baseado em pagamentos mensais ou anuais através da assinatura recorrente.

Sendo assim, essa previsibilidade permite planejamentos mais precisos, e contribui até mesmo para uma maior valorização da empresa.

2. Maior retenção de clientes

Pode parecer contraditório pela facilidade em cancelar a contratação. Mas o modelo de negócio as a Service frequentemente se traduz em uma maior tendência de permanência dos clientes. 

Afinal, trocar de fornecedor traz custos implícitos e explícitos. Portanto, se seu produto está entregando valor aos clientes, é provável que eles continuem com sua empresa por longos períodos.

3. Proximidade com clientes

Como os clientes pagam uma mensalidade recorrente, você terá uma relação mais próxima com eles, o que ajuda a criar uma base de clientes fiéis e engajados.

Mas, para isso, é fundamental investir em sucesso do cliente. Assim, a aproximação será intensificada, e você poderá coletar feedbacks, monitorar o uso de seu produto e avaliar a satisfação de seus clientes.

Todas essas informações permitem que sua empresa trace planejamentos para manter seus melhores clientes satisfeitos e fiéis.

4. Escalabilidade

Uma das maiores vantagens do modelo as a Service se apoia em sua característica baseada em cloud computing. Afinal, não estando restrito geograficamente, o limite de quantos clientes você pode atender é mais elástico.

Ele dependerá mais da sua estrutura de TI, do que do tamanho da sua equipe de vendas ou de implementação, por exemplo.

Isso ajuda a reduzir os custos associados ao crescimento e a aumentar a capacidade de atender novos clientes.

5. Inovação contínua

Com um modelo tão flexível, você poderá facilmente implementar atualizações e melhorias para seus clientes – exigindo ou não pagamentos adicionais.

Com apenas uma liberação no sistema, o produto está atualizado e disponível para que seus clientes continuem usando. Sem a necessidade de agendar uma visita técnica, fazer instalações complicadas, etc.

6. Menor investimento inicial

Por conta da facilidade em liberar atualizações, sua barreira de entrada no mercado pode ser reduzida! 

Muitas empresas SaaS, por exemplo, foram lançadas com apenas uma ou duas funcionalidades-chave que provavam valor ao cliente (o famoso MVP) e foram evoluindo seu produto com base nos feedbacks e necessidades dos clientes.

Empresas XaaS para além do Software as a Service

Todos estamos muito familiarizados com o modelo SaaS (Software as a Service), mas é importante destacar que nem toda empresa as a Service é um SaaS.

Vamos ver alguns exemplos de empresas que adotaram o modelo XaaS de maneiras diferentes e inovadoras? Olha só:

Nuvemshop

A Nuvemshop é uma plataforma de e-commerce que oferece uma solução completa para pequenas e médias empresas criarem suas próprias lojas virtuais. 

A empresa oferece um serviço completo, que inclui hospedagem, design, integração com meios de pagamento e gestão de pedidos no modelo as a Service – e conseguiu atrair um grande número de clientes e crescer rapidamente nos últimos anos. 

Singu

A Singu é uma startup brasileira que oferece serviços de beleza sob demanda. 

Eles usam o modelo de assinatura para oferecer planos mensais que permitem que seus clientes agendem serviços de beleza quando quiserem, sem precisar pagar por cada serviço individualmente.

Rent the Runway

A Rent the Runway é um exemplo bem legal de plataforma de assinatura XaaS. É uma empresa de moda que permite aos clientes alugarem roupas e acessórios de grife por um preço fixo mensal. 

Os clientes pagam uma taxa mensal e podem alugar até quatro peças de roupa por vez. 

A importância do Inbound Marketing para XaaS

O mercado de XaaS (Everything as a Service) tem crescido exponencialmente nos últimos anos, impulsionado pelo surgimento de novas tecnologias e pela busca por soluções mais ágeis e eficientes. 

Porém, como em qualquer mercado em constante evolução, a concorrência é acirrada e os consumidores estão cada vez mais exigentes.

Você já deve saber que o Inbound Marketing se baseia em uma abordagem de atração, que visa atrair seu público-alvo de forma natural, oferecendo conteúdo relevante e personalizado que ajude a resolver seus problemas e necessidades. 

E, para o mercado B2B, o Inbound Marketing é especialmente importante.

Afinal, as decisões de compra são mais estratégicas e a análise de custo-benefício é bem mais criteriosa.

A estratégia permite uma aproximação mais direta e personalizada, fornecendo informações relevantes para aquele público com perfil de cliente ideal, demonstrando como sua solução pode beneficiá-lo.

Além disso, o Inbound reforçará a confiança do público em sua empresa, um fator-chave para a tomada de decisão. 

Com uma estratégia de Inbound Marketing bem estruturada, você poderá demonstrar toda sua expertise e capacidade de oferecer soluções inovadoras e eficientes.

Para te ajudar a chegar lá, você precisa da ajuda de uma agência de Inbound Marketing especialista em projetos para negócios as a Service

E aí, você já conhecia o XaaS? Comenta aqui e aproveita para compartilhar esse conteúdo 😉