Eu sei que nessa sua longa jornada você já deve ter escutado muito sobre o Inbound Marketing e também dos inúmeros benefícios de se adotar essa metodologia na sua empresa.
Sei também que, ao tomar decisões para o seu negócio, existe uma grande dualidade entre conquistar resultados mais rápidos e, talvez, mais efêmeros, ou buscar resultados mais sólidos, que, geralmente, são conquistados a longo prazo.
E com o objetivo de te ajudar a entender melhor sobre o custo-benefício do Inbound, separei algumas informações pertinentes sobre o assunto.
Continue no artigo e entenda como posicionar sua marca como autoridade, criar um relacionamento com sua base de Leads e fazer uso de um Funil bem definido contribuem para destacar o seu negócio em um mercado tão competitivo.
Inbound Marketing vs. Outbound Marketing
Sabe quando você se depara com uma pessoa que nunca ouviu falar antes e que vem cheia de informações? Pode ser que ela venha com um assunto que é de seu interesse e, por isso, talvez aceite o que ela está te propondo ou pode ser que aquilo não faça sentido naquele momento, e você tente se esquivar o mais rápido possível.
O Outbound é mais ou menos isso! A empresa inicia uma abordagem comercial através de uma interrupção no dia a dia do cliente em potencial, sem um aviso prévio.
Já no Inbound Marketing a estratégia consiste em, primeiramente, solucionar dores e problemas relacionados ao segmento do negócio e, posteriormente, iniciar um relacionamento com o possível cliente.
A empresa torna-se relevante ao resolver as demandas de seu público-alvo, criando um vínculo e, só a partir disso, o contato mais direto será estabelecido.
Ou seja, a sua audiência tem alguma necessidade e, após uma jornada, encontra na sua empresa, a solução para ela.
Afinal, não é mais fácil confiar naquela pessoa que você já conhece, que te entende e que tem as respostas que você procura?
4 vantagens de investir em Inbound Marketing
O Inbound Marketing é, sem dúvida alguma, uma das melhores estratégias do marketing digital para vender mais e, principalmente, fidelizar clientes.
Confira mais detalhes sobre as principais vantagens dessa estratégia.
1. Menor custo de aquisição por cliente
Gerar conteúdo que interessa seu público-alvo leva um pouco mais de tempo para obter resultados, mas uma vez implementada, será uma fonte mais sólida e econômica de conquistar clientes. Além disso, poderá ser explorada a longo prazo.
2. Mensurar resultados
Ao contrário do Outbound, onde medir as ações ainda é algo bastante incerto e que não traz resultados tão confiáveis, no Inbound tudo é diferente, através dele é possível mensurar muitas informações importantes de toda a relação do Lead com sua empresa.
Você consegue medir quantas pessoas compraram o seu produto através de um link, quantas pessoas visitaram o seu site e se tornaram cliente, quantas clicaram no seu link do e-mail, entre outros.
O fato de conseguir mensurar os resultados permite saber o quanto há de Retorno Sobre Investimento (ROI), se o dinheiro está sendo bem investido, o custo-benefício do Inbound e o momento certo de optar por alguma outra estratégia.
3. Gerar mais Leads
A geração de contatos, mesmo que não em momento de compra, e o relacionamento com essa base, impactam no médio prazo em relação à quantidade de oportunidades para a equipe comercial de uma empresa.
No livro “The Ultimate Sales Machine”, escrito por Chet Holmes, o autor faz uma analogia com um estádio lotado e você no centro, para fazer um “pitch de vendas”. Ele relata que se você colocar 10 mil dos seus potenciais consumidores no estádio para fazer uma apresentação do seu produto, o resultado seria: 90% sairia do estádio sem escutar o que você tem a dizer, entre 6 e 7% estariam abertos ao discurso e apenas 3% já estariam prontos para concluir a compra.
Ou seja, uma empresa não pode apostar apenas em Leads Diretos, aqueles indivíduos que vão fechar agora o negócio. Se você quiser aumentar seu potencial de vendas, deve começar a agir durante a Jornada de Compra, e não apenas no final dela.
4. Leads mais qualificados
Com o Outbound, você aborda sua audiência e precisa se esforçar para que ela se interesse por aquilo que tem a dizer. Assim, talvez, ela possa descobrir que está pronta para seguir no processo comercial.
Ou seja, você estará desperdiçando tempo do seu time de vendas com quem talvez nem tenha perfil para ser seu cliente.
Já no Inbound Marketing, você já está preparado para receber aqueles que estão procurando uma solução para o problema e para estabelecer um relacionamento com esse Leads.
Dessa forma, a sua marca terá contato com uma audiência que tem uma necessidade diretamente relacionada com a solução que você pode oferecer.
Ficou mais fácil agora decidir se o custo-benefício do Inbound realmente vale a pena? Para garantir, vou dar uma pequena recapitulada.
No artigo, nós enfatizamos que o Inbound trabalha para obter resultados de médio e longo prazo, formando uma base de Leads e trabalhando esses Leads de forma estratégica. Ele constrói autoridade através da produção de conteúdo, relacionamento com a base e impacta mesmo aquelas pessoas que ainda não estão prontas para o momento de compra.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe nos comentários o que mais te chamou atenção e aproveite para deixar uma sugestão de tema relevante para você!