Independente da área de atuação, toda empresa precisa investir em marketing, afinal é ele que ajuda a adquirir, nutrir e reter clientes e, assim, aumentar as vendas e, consequentemente, expandir os negócios.
E como escalar suas vendas não é uma tarefa fácil, é fundamental que você pense no marketing de forma estratégica.
Para que você não tenha que fazer isso sozinho, contar com um diretor de marketing experiente e em quem você confia é crucial.
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o papel do diretor de marketing, e esclarecer alguns pontos para que você tenha a segurança que está tomando uma decisão que terá impacto direto no crescimento da sua empresa. Vamos comigo?
Quando é a hora de contratar um diretor de marketing
É comum que muitas empresas não comecem com uma pessoa atuando exclusivamente como diretor de marketing, geralmente o CEO ou até mesmo o diretor comercial ficam responsáveis por cuidar também dessa área.
Mas chega um momento em que é necessário dar um passo além, e realmente começar a pensar nessa contratação.
Muitos cenários levam a essa decisão, mas geralmente ela ocorre quando o negócio atinge um ponto crítico de crescimento.
Você já deve ter percebido que, à medida que a sua empresas cresce, as necessidades mudam.
Quer alguns exemplos?
No início do desenvolvimento do seu SaaS, você precisava focar no setor de produto.
Uma vez que o produto “nasceu”, era a hora de investir no departamento comercial.
Já construiu uma base de clientes bacana? Então é hora de investir mais pesado no setor de CS para manter a retenção em alta.
E, se você pensar bem, em todas essas etapas você deveria estar também focado no Marketing: criando antecipação, educando o mercado, atraindo Leads Qualificados e mantendo clientes encantados…
Mas investir em marketing sem um planejamento adequado causa frustração para as equipes e para as lideranças, porque consome recursos sem gerar ROI.
O sinal mais revelador de que é hora de contratar é quando sua empresa reconhece que não possui uma abordagem de marketing específica.
Você pode estar promovendo muitas atividades de marketing (por exemplo, e-mails, anúncios, eventos, conteúdo), mas você as pulveriza em várias direções diferentes sem muita clareza se essas atividades são benéficas ou não para o seu negócio.
Se você está nesse momento, é hora de começar a considerar seriamente a contratação de um diretor de Marketing.
Qual será a função do diretor de marketing na sua empresa
Por mais que exista uma determinação “padrão” das funções de um diretor de marketing, é importante entender qual será o papel que ele desempenhará na sua empresa.
Alguns tantos fatores podem impactar o escopo de suas funções, mas vale destacar uma bastante importante: o tamanho e configuração do seu time de marketing – ou seja, se você contará também com um gerente de marketing, apenas analistas, estagiários, etc.
Então, antes de mais nada, acho que vale a pena falar um pouquinho sobre essas responsabilidades mais comuns aos diretores de marketing:
O Diretor de Marketing é responsável por implementar a estratégia geral de marketing da empresa, inclusive preparando planos de marketing, definindo e planejando metas de campanha, analisando os concorrentes e definindo os orçamentos.
Em nível estratégico, seu papel é aprimorar o entendimento do mercado e posicionamento das soluções. Ele é capaz de navegar em ambientes de negócios complexos e analisar oportunidades por meio de coleta de informações, usando dados internos ou fontes externas de inteligência de mercado.
Já a um nível mais operacional, seu papel é controlar que os projetos ou campanhas, garantindo que sejam bem executados e se mantenham dentro do orçamento.
Além disso, como o marketing é uma área que muda rapidamente, parte de seu papel é garantir que as habilidades do departamento sejam mantidas atualizadas por meio de treinamentos e capacitação da equipe. Agora vamos finalmente para as 5 perguntas que você precisa responder antes de contratar essa pessoa para fazer parte do seu time. Vamos ver quais são?
Quais áreas de marketing essa pessoa precisa conhecer
Se a sua empresa já tem uma estratégia de marketing rodando, é importante que seu novo diretor de Marketing já tenha conhecimento nas áreas e canais que compoem essa estratégia.
Ou seja: se você faz apenas mídia offline, não faz sentido trazer alguém que faz APENAS online, ou vice versa.
Mas vale também pensar no que sua empresa QUER fazer!
Então, se a ideia é adotar uma estratégia de marketing omnichannel, que oferece uma combinação de canais de marketing online e offline, para alcançar um grupo maior de clientes em potencial em diferentes estágios da jornada de compra, você precisa buscar um profissional que entenda bem das duas coisas.
Quanta liberdade você está disposto a dar a essa nova pessoa
Ter uma pessoa nova no time é sempre desafiador, e com o cargo de diretor de marketing, essa pessoa deve ter liberdade de tomar decisões estratégicas sobre a área.
Então é muito importante determinar o que essa pessoa pode fazer e até onde ela pode ir, comunicando isso de forma clara.
Entenda que seu diretor de marketing precisa de autonomia para desenvolver um trabalho estratégico, por isso, é necessário confiar em quem está no cargo.
Como é o time que ela precisará gerenciar
Essa informação é crucial para acertar na contratação de um diretor de marketing.
Se já é o momento da sua empresa contratar um diretor de Marketing, arrisco dizer que ele deverá encontrar um dos cenários abaixo:
- Você tem um time interno de Marketing, pequeno ou grande;
- Você não tem um time de Marketing interno, mas conta com uma agência;
- Você não tem um time de Marketing interno, mas tem alguns prestadores de serviço freelancers;
- Ou você aproveita o melhor dos dois mundos: tem um time de Marketing interno e uma agência.
Em qualquer um dos cenários acima, ou qualquer outro cenário que seja a sua realidade, seu diretor de Marketing precisará gerenciar uma equipe.
E, para isso, é fundamental que ele tenha uma ótima visão sistêmica e que, além de habilidades em gerenciamento de projetos, ele também seja um bom gestor de pessoas.
Por fim, é importante entender quantas pessoas terá que liderar. Afinal dependendo do tamanho da equipe o perfil profissional pode mudar.
Eu sei, é bastante coisa! Mas é importante ter tudo bem definido para encontrar a pessoa ideal.
Em quais projetos ela estará envolvida
Essa pessoa deve apenas tocar a rotina de marketing que já existe e pensar em formas de otimização ou ela estará envolvida em novos projetos?
Ela será responsável por pensar em novas soluções?
Essa determinação pode ter uma relação direta com o tamanho e momento da sua empresa.
Por exemplo, enquanto um diretor de marketing de uma empresa menor geralmente adota uma abordagem de “faz tudo”, um diretor de uma organização maior, com grupos estabelecidos de marketing digital, de produtos ou de conteúdo, pode adotar um foco mais específico com base nas necessidades do negócio.
Além de considerar a realidade atual do seu negócio, não se esqueça de pensar também nos próximos passos você vislumbra para o seu setor de marketing, podendo alinhar as expectativas com todos.
Quais os objetivos da empresa e quais as metas para o setor de marketing
Esse item acaba sendo parecido com o anterior, mas diz respeito ao geral da sua empresa.
Onde você quer chegar?
Qual é a prioridade do momento da sua empresa?
Por que este diretor será contratado?
Por mais que seja responsabilidade do seu novo diretor de marketing estabelecer as metas do Marketing, elas precisarão estar alinhadas aos objetivos da empresa.
Por isso, é importante mapear atentamente as necessidades e características da empresa para buscar um perfil profissional compatível com seus objetivos.
Lembre-se: o sucesso do seu negócio está predominantemente nas estratégias de marketing adotadas pela sua empresa.
Portanto, um diretor de marketing será um profissional importante, responsável por supervisionar o desenvolvimento e a implementação das diferentes estratégias de marketing, garantindo que todos os projetos e tarefas sejam concluídos no prazo, dentro do orçamento e estejam de acordo com os objetivos da empresa e com a cultura organizacional.
E, se me permite um último conselho: contrate um diretor de marketing que saiba mais do que apenas marketing. Afinal, os desafios são muitos, e contar com outros profissionais competentes que possam compartilhar suas visões ajudará sua empresa a evoluir mais rápido.
Espero que tenha gostado do artigo. Você já tem um diretor de marketing na sua empresa? Está avaliando essa contratação? Comenta aqui e conta pra gente em que momento você está!