Começar a mergulhar pelo universo do Inbound Marketing é sempre se deparar com termos e siglas diferentes.
E se você chegou até aqui é porque está tentando entender o que a CRO significa e como a sua empresa pode se beneficiar dele. Acertei?
Então, sem mais delongas, vamos decifrar ele agora mesmo!
O que é CRO (Conversion Rate Optimization)
Você já se sentiu frustrado ao perceber que os resultados gerados pelo site da sua empresa são inexpressivos ou até mesmo inexistentes?
Imagina só, dedicar dinheiro, tempo e esforços da equipe de Marketing e ver que suas métricas não estão crescendo conforme o previsto. Frustração na certa!
Mas qual seria a melhor saída para mudar um cenário como esse? Bom, é nesse ponto que queríamos chegar, pois é aqui que entra a estratégia de CRO.
A sigla vem das palavras em inglês Conversion Rate Optimization, que, trazendo para o português, significa Otimização de Conversão.
O que isso quer dizer? De forma mais clara e sucinta, CRO são práticas que buscam melhorar as taxas de conversão, sejam elas do seu site, Landing Page ou anúncios.
Existem diversos fatores que contribuem para baixas taxas de conversão. Identificar cada um deles e ajustá-los é o que vai fazer a diferença nos resultados.
É por isso que a Otimização de Conversão não pode ser uma prática pontual a ser aplicada. Ela deve ser uma cultura dentro da sua equipe de marketing. Afinal, sempre há espaço para crescimento, certo?
Mas, como saber quais pontos da sua estratégia precisam de uma força-tarefa de CRO? Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico!
De olho na conversão!
Um erro comum em algumas empresas que aplicam estratégias de Marketing é não observar com frequência as suas métricas.
Muitas vezes, a empolgação em querer aplicar diversas ações é tão grande, que a avaliação dos resultados é deixada de lado.
E é aí que mora o perigo: ao negligenciar suas análises, você pode demorar para identificar os erros e acabar tendo mais trabalho para recuperar os resultados.
É por isso que o olhar para seus resultados deve ser um hábito constante. E com as taxas de conversão não deve ser diferente.. Afinal, a conversão é a indicação de que os seus esforços estão trazendo retornos.
Nesse ponto, é importante lembrar que “conversão” significa algo diferente para objetivos diferentes (e todos eles podem se beneficiar de ações de CRO!).
De modo geral, podemos interpretar que a conversão ocorre quando o Lead realiza exatamente a ação que se esperava dele.
No caso de um eCommerce, por exemplo, a conversão pode ser considerada a compra; ao avaliar a taxa de conversão de uma Landing Page, vamos medir o preenchimento e envio do formulário. Enquanto que, para anúncios, as conversões vão depender ainda do objetivo da campanha.
E quando é que a CRO entra em ação?
A resposta simples é: a todo momento.
É vital para suas estratégias de marketing que você esteja buscando pontos de melhoria, levantando hipóteses e realizando testes.
Agora, se você acompanha suas métricas, você sabe o que esperar das suas taxas de conversão, certo? Então, o momento em que a CRO entra em ação em formato emergencial, é quando notar que suas taxas de conversão estão abaixo do esperado.
Um detalhe sobre a Otimização de conversão é que ela tem o objetivo de melhorar o que já existe. Ou seja, a ideia não é criar do zero, é aproveitar o que você já tem e potencializar.
Um exemplo claro é quando nota-se que a taxa de conversão em uma Landing Page está abaixo do esperado. Alguns fatores podem influenciar nessa queda: a copy pouco atrativa, as imagens utilizadas que não geram conexão, o botão de CTA que apresenta falhas.
São tantos os fatores que podem estar envolvidos, que o primeiro passo é avaliar e levantar as possíveis causas.
Entendeu agora porque ficar de olho nas taxas de conversão é tão importante?
Então chegou a hora de você aprender algumas práticas que vão te auxiliar nas estratégias de Marketing Digital da sua empresa. Vamos a elas!
Boas práticas para aplicar à sua estratégia
Fazer Inbound Marketing é muito mais do que fazer Marketing de Conteúdo ou campanhas de mídia paga.
Se você não analisa, não mensura os dados, não acompanha o que tem sido feito e como pode melhorar, de nada adiantará. Esse exercício é fundamental para aplicar estratégias de CRO.
Parece duro, não é? Mas precisamos te alertar!!
Para te ajudar, vamos citar abaixo 5 dicas que vão te ajudar a começar a explorar mais a otimização de conversão nas suas estratégias. Olha só:
Faça análises constantemente
Você só saberá que algo não está indo bem se procurar. É por isso que a primeira prática necessária é a análise constante dos dados gerados.
Mas não apenas olhar e aceitar. É preciso se questionar: por que os Leads entram na página, mas não preenchem o questionário? Por que o número de visitas diminui expressivamente?
A análise gera o questionamento, que resulta na criação de estratégias para otimizar os números.
Crie uma rotina de testes A/B
Na etapa de análise, muitas hipóteses podem ter sido levantadas. Como saber qual a que mais faz sentido? Testando!
É por isso que os testes A/B são tão importantes, afinal eles permitem que você teste suas hipóteses e obtenha resultados claros sobre qual é a melhor alternativa.
Otimize textos com maior tráfego
Criar novos conteúdos é importante, mas aproveitar o que você já tem de autoridade é melhor ainda.
Aqui você pode aproveitar conteúdos antigos, bem posicionados e com alto volume de acessos para converter este visitante em Lead. Inserir novos Call To Actions (CTAs) pode funcionar.
Invista em remarketing
Recorrer ao remarketing também é uma excelente opção, uma vez que essa ação estimula o usuário a retornar ao seu site e te dá uma nova chance de conversão.
Quantas vezes você foi seduzido por um banner de um site de compra, mesmo depois de já ter saído dele e acabou se lembrando do produto que havia deixado no carrinho?
Acredite, também acontece com o seu Lead!
De repente, o Lead não completou a ação porque não estava em um momento ideal, mas, ao ser lembrado em um momento mais oportuno, essa ação pode ser revertida.
Crie uma rotina
Analisar dados, levantar hipóteses e fazer testes são ótimas práticas, e até podem gerar resultados se realizadas uma ou duas vezes. Mas o resultado se constrói na constância.
Por isso, indicamos que você, junto com a sua equipe, estabeleça uma rotina para realizar essas ações.
Não se esqueça de criar também métodos de registrar e organizar essas informações, ok? Assim vocês poderão sempre analisar o histórico de ações passadas para decidir os testes futuros!
Poder aproveitar ações que já existem torna o processo de otimização de conversão (CRO) uma excelente oportunidade de aprimorar os resultados do seu negócio.
Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a entender um pouco mais da importância dessa prática e, caso tenha ficado com alguma dúvida, é só conversar com a gente nos comentários!