Se você faz parte do universo das startups, ou se já pesquisou sobre Growth Hacking, deve ter esbarrado com o termo “Bullseye Framework”. 

Se você, assim como muita gente, viu o termo por aí mas não consegue exatamente entender ou explicar o que significa, ou mesmo se é uma completa novidade para você, vamos aproveitar este artigo para explicar em detalhes o que é essa metodologia e como o Inbound Marketing pode te ajudar nesse processo.

Vamos lá?

O que é Bullseye Framework

Antes de mais nada, é importante começarmos com uma definição básica: o termo Bullseye Framework pode ser traduzido como “estrutura de alvo”, e surgiu como uma metodologia de Growth Hacking com o objetivo de determinar quais canais são mais valiosos para aquisição de clientes pela empresa.

Quando falamos de canais dentro do Marketing Digital, tendemos a pensar em uma lista pequena de canais: busca orgânica, busca paga, social, e-mail, referência, direto e “outros”. Mas, quando falamos de Bullseye Framework, estamos falando de selecionar os melhores canais dentro de uma lista de dezenove canais.

Com tantos canais, é claro que a maior parte das empresas (se não todas elas) não dispõem de recursos (de pessoal ou financeiros) para traçar uma estratégia de marketing que contemple todos estes canais.

É aí que entra a metodologia Bullseye: a busca por aquele canal que será a “galinha dos ovos de ouro” para dar tração ao seu produto.

Como funciona o Bullseye Framework

Já falamos sobre como a metodologia procura encontrar o melhor canal para tração de seu produto, dentre os 19 canais previstos para uma estratégia de Marketing.

E, antes de seguirmos, preciso te mostrar quais são estes canais:

  • Acordos e parcerias
  • Assessoria de imprensa
  • Palestras
  • Trade shows
  • Eventos próprios
  • Jogadas publicitárias
  • Publicidade offline
  • Publicidade online
  • Programa de afiliados
  • Engenharia de produtos e serviços
  • Plataformas existentes
  • Marketing de Conteúdo
  • Blog corporativo
  • SEO
  • E-mail marketing
  • SEM
  • Marketing viral
  • Comunidade
  • Vendas

Dito isso, a melhor forma de explicar como o Bullseye Framework funciona é olhando para um alvo de 3 níveis como esse:

Bullseye Framework
Bullseye Framework

A faixa cinza, o primeiro nível, é sobre os canais que podem ser trabalhados. E, no mundo ideal, você conseguiria colocar todos os canais aqui. 

Estamos falando, nesse primeiro momento, de um brainstorm para identificar ações que poderiam ser aplicadas para cada um dos canais, sem pensar em quanto resultado elas trariam ou qual seria mais efetiva.

O segundo nível, a faixa azul, é sobre os canais que provavelmente darão maiores resultados. Aqui deixamos o brainstorm de lado e começamos a falar sobre testes e experimentação.

Comece pelos testes mais baratos e avalie como o mercado responde a cada uma das suas ações. E reserve seu investimento pesado para a última fase.

Por último, o miolo do alvo é para o canal (ou canais) que foi identificado como seus maior propulsor. E aqui o conselho é para se manter focado nestes canais, até que naturalmente passe a identificar mudanças no que funciona e entender qual será o seu próximo propulsor.

Percebe como é uma metodologia simples de entender? Ela também tem poucos passos para aplicação, olha só:

Como aplicar o Framework na sua empresa

Já deixei alguns spoilers sobre a aplicação explicando cada uma das faixas do alvo, mas aqui cabe um detalhamento maior das etapas pelas quais você deve passar ao aplicar o Bullseye na sua empresa.

Passo 1: Brainstorm

A meta aqui é encontrar estratégias e ações que sua empresa poderia aplicar em cada um dos canais de tração. Então, reúna o time e faça perguntas: se você for dar uma palestra, sobre o que seria? Com que plataformas existentes seria possível estabelecer parcerias? Quais conteúdos são indispensáveis para o blog corporativo?

É normal que você já olhe desconfiado para canais que exigem mais esforço ou estão fora da sua zona de conforto (como organizar um evento próprio), mas nessa etapa é importante deixar os julgamentos de lado e pensar nas possibilidades.

Para alimentar seu brainstorm, um benchmarking é uma ótima pedida para entender o que outras empresas no seu segmento já fizeram e ter novas ideias!

Passo 2: Organizar

Essa etapa permite que você organize o que construiu até aqui e te ajuda a pensar mais criticamente sobre os canais que realmente irão agregar para sua estratégia.

Essa é a hora de olhar para os canais e separá-los em três colunas:

  • Quais são os canais que parecem mais promissores agora?
  • Quais os canais que podem funcionar, mas exigem mais esforço?
  • Quais os canais que não parecem promissores?

Passo 3: Priorizar

Se você já tem três canais na primeira coluna (que parecem mais promissores), ótimo!

Se você tem mais do que três, é hora de priorizar e avaliar quais seriam os três principais para esse momento.

Três canais são a chave para que você não se distraia tentando desenvolver estratégias para muitas coisas ao mesmo tempo, e ao mesmo tempo te dará opções para que você não fique insistindo em um canal que se revele não tão promissor quanto você pensava. 

Passo 4: Teste

Essa é a hora de colocar as ideias em prática e descobrir em qual dos canais realmente vale a pena investir. 

Uma boa recomendação é que você execute experimentos de forma simultânea em mais de um canal, uma vez que obter resultados realmente claros leva tempo. 

Esses experimentos devem ser pensados para responder às seguintes perguntas:

  • Qual é o CAC estimado para esse canal?
  • Quantos clientes podem ser alcançados por este canal?
  • Os clientes conquistados por este canal se encaixam no seu ICP?

Responder essas perguntas dará um bom entendimento sobre o potencial do canal, mas é importante lembrar que você ainda está num período de testes, tentando determinar se o canal funciona ou não para sua empresa. O importante aqui é a velocidade de conseguir informações, e não o volume de resultados.                

Passo 5: Foco

Se tudo der certo, seus testes devem ter evidenciado um canal que vai ocupar o centro do seu bullseye! 

Essa é a hora de direcionar seus esforços para este canal e aproveitar a escalada!

A meta agora é conseguir extrair todo o potencial de crescimento que este canal pode oferecer. E, para isso, é importante continuar uma rotina de testes e experimentos para entender exatamente como otimizar o crescimento do canal!

Agora ficou mais fácil entender o que é essa metodologia amada por Startups? Caso tenha ficado alguma dúvida, é só deixar nos comentários!