Para uma empresa crescer é fundamental acompanhar as métricas que envolvem todo o negócio e, com o Marketing cada vez mais integrado a Vendas, monitorar os indicadores que envolvem esses dois setores é crucial para entender o desempenho das ações de ambos, permitindo identificar pontos fortes e fracos e tomar medidas para melhorar o resultado.
Neste artigo quero falar sobree uma métrica que te ajudará a planejar com precisão o crescimento e a escalabilidade do seu negócio: o Lead Velocity Rate LVR, ou “taxa de velocidade de lead”.
Continue no artigo e descubra a importância do LVR, como calcular e interpretar esse indicador, e o que fazer para influenciar seu resultado.
Vamos lá!
O que é Lead Velocity Rate (LVR)?
O Lead Velocity Rate (LVR) é uma métrica crucial para avaliar o sucesso de uma empresa na geração de Leads Qualificados. Ele é responsável por medir o ritmo com o qual entram novos Leads para atendimento do Comercial e ajuda a identificar oportunidades para melhorar o processo de aquisição pelo time de Marketing.
Portanto, é um indicador da eficiência do seu pipeline e do potencial de crescimento a longo prazo da sua empresa.
É importante salientar que a Lead Velocity Rate é diferente da Sales Velocity. Enquanto o primeiro mede a velocidade com a qual novos Leads entram em seu pipeline, a outra avalia quão rapidamente os Leads se movem através dele.
Qual a importância de acompanhar essa métrica?
A geração de Leads é uma parte crucial do processo de vendas e serve como base para atingir as metas traçadas, já que tem como principal objetivo identificar potenciais clientes e convertê-los em oportunidades de negócio.
Porém, não basta apenas gerá-los, é preciso gerar Leads que possuem interesse real em adquirir os produtos da sua empresa. E, é aí que entra o LVR.
Quanto maior o LVR, mais rápido a empresa está adquirindo Leads Qualificados e, portanto, mais próxima de atingir suas metas de vendas.
Como calcular o LVR?
O cálculo do Lead Velocity Rate não é nenhum bixo de sete cabeças, muito pelo contrário, é simples e direto. Então, vamos lá!
Você deve pegar o número de Leads Qualificados em Vendas (SQL) do mês atual e subtrair pelo número de SQLs do mês passado. Após isso, divida pelo número de SQLs do mês passado e multiplique por 100 para descobrir o percentual.
Ou seja:
LVR = SQL mês atual – SQL mês anterior / SQL mês anterior x 100
Por exemplo:
Suponha que um time de vendas tenha atualmente 250 SQLs em seu pipeline e tenha tido 216 SQLs no mês passado, um salto de 34 leads. Portanto, seu LVR é de aproximadamente 15,7%.
É importante ressaltar que a interpretação do LVR depende da meta de geração de Leads da empresa e deve ser acompanhada junto com o feedback da equipe de Vendas.
Dicas para influenciar essa métrica
As ações de Marketing são cruciais para a gerar Leads que se tornem SQLs. Ele é responsável por atrair potenciais clientes e apresentar a empresa, seus produtos ou serviços.
Quando o Marketing é bem sucedido, o LVR tende a aumentar, indicando um ritmo mais rápido de geração de Leads. As ações que mais influenciam o Lead Velocity Rate incluem:
Inbound Marketing
As estratégias de Inbound Marketing são focadas em atrair potenciais clientes através de conteúdo relevante e valioso. Quanto mais Leads Qualificados forem atraídos por elas, mais rápido será o ritmo de geração de leads, aumentando o LVR.
Landing Pages
As Landing Pages são as páginas onde os visitantes chegam após clicarem em anúncios ou links nas campanhas desenvolvidas pelo Marketing. Otimizá-las para serem mais atraentes e eficientes em conversão de Leads é fundamental para aumentar o LVR.
Segmentação de Público
A segmentação de público permite que as campanhas de Marketing sejam direcionadas a um público específico e que tenha mais chances de se interessar pelo o que está sendo ofertado, aumentando a sua eficiência e, consequentemente, o LVR.
Melhoria da qualificação da estratégia de geração de Leads
Deve-se avaliar a efetividade das táticas de geração de Leads em uso e fazer ajustes para maximizar os resultados. Além disso, é fundamental analisar o processo de qualificação desses Leads e implementar melhorias para garantir que somente os mais qualificados estão sendo adquiridos.
Automatização do processo
Implementar tecnologias que ajudem a automatizar e acelerar o processo de geração de Leads, como formulários de conversão, fluxos de nutrição de leads, entre outros.
Análise de Dados
A análise de dados é importante para entender o desempenho das campanhas de Marketing e tomar decisões para melhorar o resultado.
Como pudemos observar, as ações de Marketing são fundamentais para influenciar o Lead Velocity Rate. Já que quando são bem planejadas e executadas, o LVR tende a aumentar e colaborar para atingir as metas de vendas.
E, agora que você já descobriu o que é LVR te proponho um desafio: que tal colocar as mãos na massa e calculá-lo? Além disso, aproveite para verificar se as dicas que demos acima já estão em prática na sua empresa.
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