Nos últimos anos, o termo “crescimento exponencial” tem sido amplamente utilizado para descrever o rápido crescimento de várias empresas de tecnologia e startups. 

Mas afinal, o que essas empresas têm em comum para alcançar esse tipo de crescimento?

Basicamente, elas utilizam estratégias inovadoras e tecnologias para mudar a forma como as pessoas interagem com os produtos e serviços que oferecem. 

Se você quer entender como as empresas de crescimento exponencial estão revolucionando o mundo dos negócios, continue comigo!

O que é crescimento exponencial?

Antes de tudo, é importante entender o que significa “crescimento exponencial”. Esse termo se refere a um crescimento muito acelerado. O crescimento exponencial é aquele que o “tamanho” da empresa é multiplicado, em vez de somado pouco a pouco.

E, por isso, podemos dizer que seu crescimento se acelera com o tempo. 

Um exemplo prático desse tipo de crescimento é o Facebook. Quando a rede social foi lançada, em 2004, ela começou a crescer lentamente, com poucas pessoas se juntando à plataforma a cada dia. 

No entanto, à medida que mais pessoas começaram a usar o serviço, o crescimento começou a se acelerar. 

Em vez de adicionar apenas alguns usuários por dia, o Facebook passou a adicionar centenas, depois milhares e, finalmente, milhões de usuários por dia.

Esse tipo de crescimento pode ser muito poderoso para as empresas, pois permite que elas alcancem um grande número de clientes ou usuários em um curto período de tempo. 

Porém, é importante destacar que manter esse ritmo de crescimento é muito difícil, e a maior parte das empresas não conseguem se manter nesses altos índices. Mas, claro, temos muito a aprender com aquelas que conseguiram surfar nessa onda, mesmo que por apenas algum tempo.

Vamos falar sobre isso mais adiante. Mas, primeiro, preciso falar sobre disrupção.

Disrupção: a palavra-chave das empresas de crescimento exponencial

A disrupção é um dos principais fatores que impulsionam o crescimento exponencial das empresas, por isso merece um tópico só dela.

Ao introduzir uma ideia ou produto revolucionário, empresas conseguem quebrar paradigmas e mudar a forma como as pessoas enxergam e consomem determinados produtos ou serviços.

As empresas que conseguem identificar e aproveitar oportunidades de disrupção estão na vanguarda dos negócios e têm grandes chances de conquistar o crescimento exponencial – e de se manter em expansão, se souberem gerenciar esse crescimento.

Elas não apenas atendem às demandas dos consumidores, mas criam novas necessidades que antes eram inimagináveis.

Por isso, é fundamental que as empresas se mantenham atentas às mudanças no mercado e estejam abertas a inovações.

Mas nem sempre será possível criar um novo mercado, ou um produto inimaginável. E isso não quer dizer que você não tem chances de chegar em um crescimento exponencial.

Então, vamos falar sobre os outros aspectos que as empresas de crescimento exponencial têm em comum? Continue comigo!

O que empresas de crescimento exponencial têm em comum?

Existe muito em comum nas empresas que atingem níveis astronômicos de crescimento, mas quero destacar os 5 principais elementos que são observados em todas elas.

1. Inovação constante

Empresas de crescimento exponencial estão sempre em busca de inovação. Elas investem em pesquisa e desenvolvimento e estão sempre procurando maneiras de melhorar seus produtos e serviços. 

Se você ainda não tem essa cultura de inovação tão estabelecida na sua empresa, uma ótima forma de começar é através de testes no Marketing, como testes A/B. Apesar de parecerem um passo pequeno, já são um passo na direção certa!

2. Foco no cliente

Outra característica comum entre empresas de crescimento exponencial é o foco no cliente

Elas sabem que, para crescer rapidamente, é necessário entender as necessidades reais e impactar significativamente a vida de seus clientes. 

Você pode pensar que isso se resume a um time de Customer Success estruturado. Mas a verdade é que isso começa desde a concepção de seu produto, passando pelo desenvolvimento, comunicação e vendas, para, aí sim, chegar ao time de CS.

3. Cultura empresarial forte

Empresas de crescimento exponencial têm uma cultura empresarial forte e bem definida

Elas sabem que sua cultura empresarial é fundamental para atrair e reter talentos, bem como para manter todos os funcionários alinhados com a visão da empresa e motivados a trabalhar juntos em busca dos mesmos objetivos.

E, fica aqui a dica, os itens 1 e 2 (e até mesmo o item 5!) precisam estar presentes nessa cultura, disseminando-os por toda organização.

4. Escalabilidade

Talvez um dos maiores requisitos para um crescimento exponencial seja a capacidade de escalabilidade de seu produto.

Não são todos os produtos ou serviços que podem sustentar um crescimento exponencial sem comprometer a qualidade de entrega.

Portanto, se você busca um crescimento agressivo, é importante mapear se sua operação está pronta para sustentar esse crescimento – afinal, de nada adianta conquistar milhares de clientes e não conseguir retê-los.

5. Atenção aos dados

Por fim, empresas de crescimento exponencial são altamente orientadas por dados

Elas coletam e analisam dados de maneira constante para entender como seus clientes estão usando seus produtos e serviços, identificar padrões e tendências e tomar decisões informadas e estratégicas, perpetuando assim o ciclo de crescimento.

Os diferentes modelos de empresas exponenciais

Como comentei anteriormente, uma das principais exigências para atingir um crescimento exponencial é ter um produto escalável.

E, mesmo que existam vários modelos de empresas de crescimento exponencial, 4 diferentes modelos se destacam. São eles:

Plataformas

As empresas que utilizam o modelo de plataforma criam uma infraestrutura que permite que outras empresas e usuários possam utilizar o produto para oferecer seus próprios produtos e serviços.

Isso ajuda a aumentar rapidamente o número de usuários e, consequentemente, a receita gerada.

Alguns exemplos de empresas que adotaram esse modelo de negócio incluem os marketplaces, como a Amazon ou Magalu. 

Crowd-sourced

As empresas que adotam o modelo crowd-sourced engajam uma comunidade para criar produtos ou soluções. 

Isso ajuda a envolver os usuários no processo de criação e permite que a empresa obtenha ideias inovadoras de um grande número de pessoas. Alguns exemplos de empresas que utilizam esse modelo de negócio incluem a Wikipedia e a Lego Ideas (uma plataforma que permite que os fãs da Lego criem e compartilhem suas próprias ideias de modelos).

Baseadas em dados

As empresas que adotam o modelo de negócio baseado em dados utilizam algoritmos e análises de dados para criar produtos e soluções personalizadas. 

Isso ajuda a melhorar a experiência do usuário e a aumentar a eficiência do produto e pregnância da empresa. Alguns exemplos de empresas que utilizam esse modelo incluem a Netflix e a Uber.

Baseadas em redes

As empresas que adotam o modelo de negócio baseado em redes se baseiam na conexão de pessoas para criar valor e negócios.

Isso ajuda a aumentar o alcance da empresa e a criar novas oportunidades de negócios. Alguns exemplos de empresas que utilizam esse modelo incluem as mídias sociais, como o LinkedIn, Facebook ou Instagram.

Vale ressaltar, também, que muitas empresas podem adotar mais de um modelo e que esses modelos podem ser combinados de diferentes maneiras para criar empresas ainda mais inovadoras e bem-sucedidas. 

Empresas que almejam o sucesso em um mundo em constante transformação devem estar dispostas a romper com o convencional. 

Esteja sempre atento às tendências do mercado e às necessidades dos consumidores, e esteja disposto a arriscar e experimentar novas ideias. 

Com a combinação certa de inovação, liderança e disrupção, você também pode criar uma empresa com crescimento exponencial e se tornar referência em seu setor. 

Mas, antes de fazer isso, que tal comentar o que achou deste artigo e enviá-lo para um amigo?