Provavelmente já deve ter esbarrado em alguma empresa pedindo indicações de novos clientes ou ter sido indicado por alguém para alguma empresa, não é?
Apesar de não ser necessariamente uma estratégia de Inbound, o Programa de Indicação é uma estratégia que se baseia na relação com o cliente, por esse motivo ele e o Inbound podem andar de mãos dadas (afinal, você só vai querer indicar alguém se tiver uma boa relação com aquela empresa).
O Marketing de Indicação é aquele famoso boca a boca, uma forma orgânica de atrair novos clientes e fidelizar ainda mais aqueles que já fazem parte da sua carteira, sem precisar investir muito.
Com certeza é muito mais fácil e seguro comprar algo de alguma empresa que alguém de confiança indicou, concorda?
É comum que as indicações aconteçam espontaneamente, mas com o mercado cada vez mais competitivo, não custa nada dar uma forcinha para a indicação acontecer. E é aí que entram os programas de indicação.
Quer saber como criar um Programa de Indicação de Clientes? Continua com a gente!
O que é um programa de indicação?
Com toda certeza você já foi impactado por um programa de indicações. Eles já fazem parte do nosso dia a dia. Um exemplo simples é aquele desconto no Uber, quando você compartilha seu código com um amigo, sabe?
De forma bem simplista, o programa de indicação nada mais é do que oferecer benefícios ou recompensas para quem indicar novos clientes para a sua empresa.
Além de trazer novas pessoas para seu negócio com baixo investimento – reduzindo seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes) – também auxilia na retenção de seus clientes e no aumento da sua autoridade.
Mas, para funcionar, não adianta apenas oferecer uma recompensa pela indicação, é necessário primeiro estruturar um programa que seja realmente interessante para seus clientes, e que realmente potencialize seu processo de vendas.
Para te ajudar nessa missão, vamos trazer 4 passos simples para começar o seu!
Passo a passo para criar o seu programa de indicações
Confira a seguir como criar um programa de indicação realmente eficaz, impulsionando suas vendas com base no engajamento com seus atuais clientes:
1. Entenda o potencial de indicação da sua base de clientes
Em primeiro lugar é muito importante saber o que seus clientes pensam sobre o seu negócio. Com essa informação fica mais fácil direcionar o seu programa.
Para isso, uma dica é utilizar a NPS (Net Promoter Score), uma métrica global de satisfação, que basicamente consiste em enviar para sua base a pergunta: De 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar nossa empresa a seus amigos?
Através da resposta você consegue identificar quantos de seus clientes já são potenciais promotores. Além de entender também quantos de seus clientes estão insatisfeitos e são detratores.
Considere, além de estruturar seu programa de indicação, planejar ações também para reverter os clientes insatisfeitos.
Agora, se sua nota média foi alta e tem uma boa base de clientes promotores, comece a estruturar seu programa, aproveite para confirmar os dados de seus clientes e mapear quem são eles.
2. Pesquise seus concorrentes
Que tal dar uma olhada nos programas que seus concorrentes estão fazendo?
Com certeza fazer uma pesquisa detalhada, vai ajudar a montar um programa mais assertivo e competitivo, pode auxiliá-lo a investir em recompensas mais atrativas e, quem sabe, até inéditas.
Além disso, pode servir de base também para verificar quais estratégias estão dando certo e reformular as suas caso seja necessário.
3. Defina as regras e as recompensas
Um dos passos mais importantes é definir as regras do seu programa e quais recompensas oferecer.
Aqui o foco é a estratégia, você já conhece seu público e também o que a concorrência está fazendo, então planeje de acordo com o seu negócio. Não existe uma fórmula pronta nesse caso.
É preciso ter em mente que o processo precisa ser simples e transparente, deixar as regras bem definidas e as recompensas atrativas e de acordo com a sua Persona.
No Marketing de Recompensa existem diversas maneiras de beneficiar seus clientes, então é fundamental ter objetivos bem definidos para escolher as melhores opções.
Pode ser um desconto, um brinde, um crédito. O importante é ser uma oferta atraente e que faça sentido para que o CAC continue fazendo sentido dentro da sua estratégia de Marketing..
Nessa etapa também é preciso definir se a bonificação é pela indicação ou se ela acontece apenas após o indicado concluir uma compra.
Um formato bastante utilizado é o “Indique e Ganhe”, que é um programa de indicações escaláveis, estimulando as pessoas a indicarem mais de uma vez. Nesse caso é preciso que a recompensa seja interessante o suficiente para que a repetição faça sentido, ou que exista uma escala de recompensas conforme o aumento das indicações.
4. Divulgue seu programa
Não adianta ter um programa de indicações bem elaborado, se você não fizer uma divulgação adequada.
Nesse caso, não tem aquela de “menos é mais”. Vale utilizar todos os meios que têm disponível.
Invista nas redes sociais, se você tem um site, crie uma Landing Page específica para a divulgação. Aposte no e-mail marketing para incentivar seu público e, dependendo de sua estratégia, vale direcionar também para a mídia paga.
Uma dica é fazer um plano de divulgação bem detalhado, focando inicialmente nos canais de relacionamento que você já tem com seus clientes e depois ampliar para novos canais.
Por fim, como toda boa estratégia de marketing, acompanhe as métricas.
Não adianta oferecer recompensas incríveis em troca de indicações se você não monitorar os resultados para entender a eficácia da estratégia.
Faça uma manutenção constante, avaliando seus resultados e buscando pontos de melhorias.
Fique de olho no número de cadastros, nas taxas de conversão e, claro, nas vendas.
E, dependendo do resultado, reavalie e reestruture seu programa. O importante é sempre estar aberto e investir em novas possibilidades.
E você já utiliza algum programa de indicação? Tem alguma sugestão? Compartilha sua experiência com a gente!